Segunda-feira, Maio 20, 2024
13.9 C
Lisboa
More

    Papel de organização dinamarquesa elogiado na província do Kwanza-Sul

    O director provincial de Educação, Ciência e Tecnologia agradeceu, ontem, no Sumbe, à Organização Não-Governamental Íbis por, em dez anos de actividade no Kwanza-Sul, ter construído dez na Quibala e outra no concelho sede.
    Pedro Veríssimo, que fez o agradecimento numa cerimónia pública, que assinalou o encerramento oficial das actividades daquela ONG em Angola, lembrou que a construção das escolas permitiu inserir mais crianças no sistema do ensino e criar 11 bibliotecas nos municípios do Sumbe, Quibala e Mussende.
    Além disso, enalteceu o papel da Íbis, com a execução de programas de desenvolvimento escolar participativo e do projecto de educação de emergência.
    Outro êxito no sector da Educação resultante da intervenção da ONG no Kwanza-Sul, frisou, prende-se com a criação de cinco Zonas de Influência Pedagógica (ZIPS) nos municípios do Sumbe e do Mussende.
    A criação das cinco ZIPS permite a actualização dos conhecimentos académicos dos professores primários, até ao nível médio, através do ensino à distância.
    Com um papel relevante da família no processo de ensino e aprendizagem, disse Pedro Veríssimo, as comissões de pais e encarregados de educação ganharam um novo fôlego, graças à intervenção da Organização  Íbis.
    No total, foram constituídas e dinamizadas 62 comissões de pais e de encarregados de educação no município da Quibala,no Kwanza-Sul, 26 no Mussende e 18 na província de Benguela.

    A presidente do conselho de direcção da ONG na Dinamarca, Mette Moller, afirmou que as experiências colhidas em Angola, a nível da educação, tiveram reflexos positivos noutros países, como em Moçambique e na Serra Leoa.  A vice-governadora para o sector político e social referiu que a intervenção da Íbis no Kwanza-Sul, pelos resultados alcançados, se enquadra na resolução número nove do Conselho de Ministros sobre o desenvolvimento do milénio.
    Fernanda de Almeida reiterou o compromisso de as boas experiências servirem de guia de acção para tarefas programáticas para o sector de Educação ao nível da província do  Kwanza-Sul.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema