Sábado, Maio 25, 2024
13.6 C
Lisboa
More

    PAM retoma distribuição de alimentos a refugiados na Etiópia

    O Programa Alimentar Mundial da ONU (PMA) retomou a distribuição de alimentos para cerca de 900 mil refugiados em toda a Etiópia depois de renovar as salvaguardas e os controles, após relatos de roubo em grande escala de suas doações, afirmou em comunicado.

    O PAM suspendeu as distribuições de alimentos em toda a Etiópia em Junho, um dia depois de os Estados Unidos terem anunciado que estavam a fazer o mesmo devido a desvios de ajuda.

    Nem o PAM nem a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) forneceram detalhes sobre os desvios de ajuda que levaram às suas decisões.

    Mas um relatório interno de um grupo de doadores estrangeiros, visto pela Reuters, disse que a USAID acredita que os alimentos foram desviados para unidades militares etíopes como parte de um esquema orquestrado por entidades governamentais federais e regionais.

    Mais de 20 milhões de pessoas necessitam de assistência alimentar no segundo país mais populoso de África, depois da pior seca das últimas décadas no Corno de África e de um conflito de dois anos na região de Tigré, que matou dezenas de milhares de pessoas.

    Nos últimos seis meses, cerca de 35 mil pessoas fugiram do Sudão para a Etiópia. A Etiópia acolhe mais 850 mil refugiados, principalmente da Somália, do Sudão do Sul e da Eritreia.

    O PAM prestava assistência de emergência a quase 6 milhões de pessoas na Etiópia antes de suspender as suas distribuições, uma decisão que foi criticada pelo governo da Etiópia, que afirmou estar a investigar as alegações de roubo.

    O PAM disse que houve grandes reformas em todos os campos de refugiados na Etiópia, com todos os 24 armazéns nos campos agora geridos exclusivamente pelo PAM. Mais organizações não-governamentais foram formadas para gerir a distribuição de alimentos e novos procedimentos de recolha garantirão que os refugiados obtenham os direitos devidos.

    Publicidade

    spot_img
    FonteReuters

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema