Segunda-feira, Julho 22, 2024
35.1 C
Lisboa
More

    Palestinos decididos a pedir estatuto de membro pleno das Nações Unidas

    A falta de uma declaração do Quarteto para pressionar israelitas e palestinianos a retomarem as negociações é “mais uma razão para comparecer na ONU” para solicitar a entrada como membro da organização internacional, manifestou ontem o chefe negociador palestiniano, Saeb Erekat, à agência EFE.
    “Ninguém vai impedir que recorramos à ONU. Há mais de 150 países que já nos reconheceram e vamos continuar com o nosso objectivo sem sucumbir a nenhuma pressão. É nossa decisão final que consultaremos os nossos irmãos árabes na próxima reunião do comité de acompanhamento da Liga Árabe”, acrescentou Erekat.
    O Quarteto para a Paz no Médio Oriente (formado por Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU) reuniu-se segunda-feira em Washington para unificar posturas antes de Setembro, altura em que a Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) pretende levar a sua solicitação à ONU, um ano após o início do fracasso do processo de paz impulsionado pela Casa Branca.
    Os membros do Quarteto consideraram que é necessário “mais trabalho em privado” com as partes envolvidas para “preencher as lacunas existentes” antes de pronunciar uma declaração conjunta.
    Os participantes na reunião – a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, a alta representante europeia, Catherine Ashton, o Secretário-Geral da ONU, Ban ki-Moon, o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, e o enviado do Quarteto e ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair – continuaram ontem a debater uma fórmula para levar a paz à região.
    Antes da reunião de segunda-feira, em Washington, o chefe negociador palestiniano tinha exortado o Quarteto a obrigar Israel a cumprir os princípios da solução de dois Estados e a cessar a ampliação dos assentamentos judaicos em território palestiniano ocupado.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump diz que Kamala Harris será mais fácil de derrotar do que Biden

    O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema