Quinta-feira, Julho 18, 2024
29.7 C
Lisboa
More

    País terá sistema único de alfabeto em línguas nacionais

    O país vai nos próximos seis meses poder contar com um alfabeto de línguas nacionais uniformizado, noticiou a RNA, no seu Jornal da Noite de, 11/01.
    O linguista e professor universitário, Ndonga Fua, acredita que a uniformização da escrita nas línguas nacionais vai representar um valor acrescentado para o desafio do ensino e, aprendizagem das línguas nacionais no sistema de ensino do país.

    Ndoga Fua, explicou no entanto, que o sistema único na escrita não implica necessariamente, a uniformização na fala das línguas nacionais.

    “Nós não podemos falar de uniformização nas línguas nacionais, mas queremos sim um sistema de alfabeto único. O instituto de línguas nacionais está neste momento a trabalhar no projecto e daqui a seis meses, penso que teremos esses alfabetos uniformizados, de forma que cada um de nós em Kimbundo, Kikongo, Tchokwe e Umbundo possa usar o mesmo alfabeto e, será também uma base para o ensino destas línguas nas escolas”, explicou.

    Fonte: RNA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ursula von der Leyen reeleita presidente da Comissão Europeia por larga maioria

    A reeleição estava envolta em incerteza e dependia de uma aritmética complicada entre os quatro partidos centristas. Ursula von der...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema