Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
11.5 C
Lisboa
More

    País perde exímio solista e ícone da música urbana

    Eduardo Garcia Adolfo, mais conhecido por “Duia”, guitarra solo e membro fundador de um dos primeiros agrupamentos musicais de referência em Angola, Os Gingas, reconhecido por muitos como um ícone da música popular urbana, morreu na segunda-feira, em Luanda, aos 70 anos, vítima de doença.
    De acordo com o seu filho Bebé Duia, o músico faleceu em casa, na sequência de um novo Acidente Vascular Cerebral (AVC), depois de um outro, ocorrido há algum tempo, o ter deixado paralisado.
    Uma nota de condolências da União Nacional dos Artistas e Compositores (Unac), assinada pelo seu presidente, Manuel Calado, refere que com o falecimento de Duia, Angola perdeu um dos seus maiores ícones que deixa as suas impressões digitais na estrutura da moderna música angolana.
    “Nesta hora de luto e de dor a Comissão Directiva da UNAC verga-se diante de tão ilustre personalidade e em nome de todos os artistas angolanos apresenta à família enlutada os mais profundos sentimentos de pesar”, lê-se na nota.
    Nascido a 28 de Outubro de 1941, em Luanda, (era o terceiro de seis irmãos) Duia deixa mulher e 13 filhos. O célebre guitarrista começou a dedicar-se à música muito cedo, influenciado por um dos seus irmãos que era percussionista. Foi um dos membros fundadores do grupo Os Gingas, em 1962, colectivo com o qual gravou um single.
    Ganhou notoriedade e foi mesmo considerado um dos melhores solistas na altura, pelo que foi solicitado por muitos artistas, entre os quais Carlos Lamartine, para o acompanhar em actividades musicais. Carlitos Vieira Dias foi um dos artistas que o procurou para lhe ensinasse alguns acordes. No início dos anos 90 formou uma banda de família, com a mulher Didi e os filhos Piricas, Bebé, Jandaya, Mara.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e China exploram novas opções de alívio da dívida para os países em desenvolvimento

    Os Estados Unidos e a China estão a discutir novas medidas para evitar uma onda de incumprimentos soberanos nos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema