Sexta-feira, Abril 19, 2024
19.6 C
Lisboa
More

    Pacto de estabilidade europeu empolga mercados financeiros

    Depois de uma abertura instável, as bolsas europeias terminaram a semana em alta.

    Após um pregão instável, as bolsas europeias reagiram bem ao novo pacto de anunciado pelos líderes do velho continente em Bruxelas nesta sexta-feira, 9 de dezembro. Os índices econômicos também se recuperam nos Estados Unidos, onde Wall Street fechou em alta. A cotação do petróleo acompanhou a mesma tendência.

    Apesar das reticências ligadas ao distanciamento do Reino Unido, que não validou o texto dos líderes europeus em Bruxelas nesta sexta-feira, 9 de dezembro, o anúncio do pacto orçamentário aqueceu os mercados financeiros. A bolsa de Paris terminou seus trabalhos em alta de 2,48%, Frankfurt ganhou 1,91%, e Londres 0,83%. Madri fechou o dia com uma evolução de 2,23%, enquanto Milão deu um salto de 3,37%. Mas esses números devem ser recebidos com prudência, pois com exceção da capital espanhola, nenhuma praça financeira conseguiu recuperar as fortes perdas da quinta-feira, provocadas pelo medo de um fracasso da reunião de cúpula dos europeus.

    O acordo para reforçar as regras fiscais e o controle das contas públicas na zona do euro também teve repercussões no mercado financeiro norte-americano. O Dow Jones ganhou 1,55% e o índice Nasdaq terminou o dia em alta de 1,94%. Como na Europa, os resultados ajudaram a reequilibrar a balança após a queda registrada na véspera, mesmo se os corretores de Wall Street são prudentes. “O acordo orçamentário vai ajudar, mas não por muito tempo”, avaliou George Feiger, diretor da consultoria Contango Capital Advisors.

    Outra boa notícia para os norte-americanos foi a divulgação do índice de confiança dos consumidores do país para o mês de dezembro, publicado pela Universidade de Michigan nesta sexta-feira. O estudo traz os melhores resultados dos últimos seis meses.

    Petróleo

    O ouro negro também reagiu bem aos anúncios feitos em Bruxelas. O baril do petróleo “light sweet crude” terminou o dia cotado a 99,41 dólares em Nova York, 1,07 dólares acima dos valores da véspera. Já o barril do Brent do mar do norte fechou a semana sendo negociado a 108,62 dolares, uma alta de 51 cents em comparação ao dia anterior.

     

    Silvano Mendes

    Fonte: RFI

    Foto: Reuters

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    FMI altera regras para acelerar acordos de dívida com países em desenvolvimento e evitar atrasos causados pela China

    O conselho executivo do Fundo Monetário Internacional apoiou uma mudança importante para dar-lhe mais liberdade para apoiar países em...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema