Quarta-feira, Dezembro 6, 2023
10.3 C
Lisboa
More

    ORDENFA descontente com a qualidade dos quadros formados em instituições privadas

    A Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA) está descontente com a qualidade dos quadros formados em instituições privadas de ensino do país, denunciando que os mesmos estão aquém de responderem aos desafios do exercício da profissão.

    A insatisfação foi manifestada hoje, sexta-feira, na cidade do Huambo, em declarações à ANGOP, pelo bastonário da ordem, Paulo Luvualo, ao afirmar que os enfermeiros formados em escolas privadas apresentam muitas insuficiências.

    Tal facto, segundo ele, demonstra a falta de compromisso das instituições de ensino privado, já que, segundo ele, algumas das insuficiências que os formados manifestam são de base e indispensáveis para o exercício da profissão.

    “Isto é uma grade preocupação e deve-se, fundamentalmente, a falta de compromisso sério por parte das instituições privadas em formar quadros com qualidade necessária e desejada. Muitas delas preocupam-se apenas na busca pelo lucro”, queixou-se.

    Paulo Luvualo lamentou, também, o desajustamento dos programas de formação, a falta de equipamentos essenciais para ministrar o curso, incumprimento da carga horária lectiva exigida e a não submissão dos alunos aos estágios curriculares obrigatório dentro do período desejado.

    Por esta razão, recomendou maior fiscalização do funcionamento das instituições privadas vocacionadas ao ensino da enfermagem, para que estas possam formar técnicos com qualidade, capazes de garantir um serviço desejado aos utentes.

    A Ordem dos Enfermeiros de Angola tem inscrito mais de 50 mil profissionais, dos quais 25 mil 505 já possuem carteira profissional.

    Recentemente, o presidente do conselho da Ordem dos Advogados na província do Huambo, Domingos João Sassi, queixou-se, em declarações à ANGOP, da qualidade dos juristas que são formados no país, sobretudo em instituições privadas. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    1. Foi inveliz chegar até ali, a maioria dos quadros que temos foram mesmo formados nas instituições privada, análise do Sr bastonário da ordem, dos enfermeiro Sr Paulo Luvualo, lamento muito e é triste quando alguém chega até ali.
      quero vos dizer que o problema não está nas instituições privadas.
      o problema é a base do individuo.
      porque na faculdade não vão te ensinar como se dá pica.
      o meu ponto de vista quem querê seguir a enfermagem, deve iniciar , no básico depois faz o médio e termina lá na faculdade.
      agora a partir da data em que aceitaram quem fez o médio da mecânica e vai fazer a licenciatura de enfermagem, o que é que vocês espera`? é matar os doentes que é perigo.
      o que tem dizer sobre alei 20/90, uma lei do monopartidarismo, agora estamos em 2019, numa outra era de Multipartidarismo. continua avigorar essa lei, que vem para prejudicar o técnico na sua formação e este que estudou com sem moral porque foi-lhe imputado os direitos dele, o que é que espera nele. por isso que cada caso é um caso.
      etudo analise.

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mundial: Angola defronta Noruega na abertura da segunda fase

    As duas equipas nacionais jogaram entre si pela última vez, no passado dia 23 de Novembro no torneio das...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema