Segunda-feira, Julho 15, 2024
23.1 C
Lisboa
More

    Optimismo e confiança no progresso de África

    O Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, manifestou quinta-feira, em Malabo, confiança e optimismo no crescimento e desenvolvimento do continente, com a ajuda dos jovens africanos.
    Fernando Dias dos Santos expressou esse optimismo durante as discussões do tema “Acelerar a capacitação da juventude para o desenvolvimento sustentável”, motivo central da 17.ª sessão ordinária da Conferência da União Africana (UA).
    O Vice-Presidente, que representou na cimeira o Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, disse ter preparado um discurso para o encontro, mas deixou de proferi-lo, depois de ter sido ultrapassado pelas intervenções dos jovens convidados para o encontro de Malabo.
    A maior parte dos jovens centraram as suas intervenções na necessidade de se lhes dar mais oportunidades e de lhes ser garantida a educação, saúde e o emprego. Uma jovem nigeriana disse, por exemplo, que se os líderes africanos não conseguirem cuidar do futuro da juventude, esta também não vai ter como cuidar daqueles. Esta frase foi seguida de fortes aplausos da plateia. “Depois de ouvirmos estes jovens inteligentes, empreendedores e corajosos, só nos resta dizer a estes jovens brilhantes que hoje aprendemos convosco e saímos daqui confiantes e optimistas de que, com jovens como vocês, a África vai crescer, a África vai desenvolver-se”, disse Fernando da Piedade.  O Vice-Presidente afirmou que “hoje, os mais velhos aprenderam com os mais jovens”, tendo, mais adiante, agradecido pelas lições dadas. Defendeu que todos os líderes africanos deviam sair da cimeira com o compromisso de ajudar todos os jovens empreendedores dos respectivos países. “Viva a juventude. Contem connosco, que nós estamos a contar convosco. A África tem de assumir o seu lugar”, concluiu. A 17.ª sessão ordinária da Conferência da UA terminou ontem. A delegação angolana foi integrada pelos ministros das Relações Exteriores, Georges Chikoti, da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, pelo vice-ministro do Ambiente, Syanga Abílio, e pelo embaixador na Guiné Equatorial, Armando Cadete.

    in JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema