Terça-feira, Março 5, 2024
11.3 C
Lisboa
More

    Opinião: O aviso da extrema-direita francesa

    Há duas ilações a retirar da primeira volta das presidenciais francesas. A primeira é que François Hollande sai deste primeiro round na posição de principal favorito à vitória final. A segunda é o impacto, ainda imprevisível, que o surpreendente resultado obtido por Marine Le Pen terá no futuro da política francesa.

    Estas duas ideias estão ligadas. A derrota de Sarkozy a 6 de Maio fragilizará brutalmente a direita gaullista. E deixará as portas abertas a Marine Le Pen para disputar o lugar que se propôs disputar no discurso após terem sido divulgados os resultados: o de líder da oposição.

    À extrema-direita convém a derrota de Sarkozy para poder desafiar a UMP, o partido do ainda Presidente, como principal força da direita. Mas não é clara a forma como os eleitores da Frente Nacional vão reagir. Muitos serão tentados a votar Sarkozy para manter a direita no Eliseu.

    Hollande, aliás, percebeu o que está em jogo ao tentar colar Sarkozy à extrema-direita no seu discurso aos franceses. Deixou subentendida a ideia de que poderá apresentar-se na segunda volta como o protagonista de uma frente republicana contra o radicalismo de direita. Como se estivesse a ressuscitar a campanha de Jacques Chirac contra Jean Marie Le Pen, na segunda volta das presidenciais de 2002.

    O certo é que o peso da extrema-direita continua a crescer em França. Se for eleito, Hollande não conseguirá certamente concretizar algumas das promessas centrais que fez. Marine Le Pen não deixará de lho cobrar. Imaginar a extrema-direita a liderar a direita francesa é algo que está no limite do pesadelo. A simples hipótese de isso vir a acontecer é um sinal muito perigoso que a França envia à Europa.

    Fonte: Miguel Gaspar | Público

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema