As Nações Unidas vão reforçar a parceria e assistência com a Assembleia Nacional (AN) na área de desenvolvimento sustentável, anunciou, esta terça-feira, a representante deste organismo internacional em Angola, Zahira Virani.
A diplomata da ONU falava à imprensa, no final do encontro com a presidente do Parlamento angolano, Carolina Cerqueira.
“Falamos da continuação do apoio de assistência e de parceria do Sistema das Nações Unidas com a Assembleia Nacional (AN)”, expressou.
Zahira Virani assegurou que o Sistema das Nações Unidas em Angola vai continuar a trabalhar com as comissões especializadas da Assembleia Nacional, para fortalecer o conhecimento e atingir as metas da Agenda 2030.
A Agenda 2030 é um plano de acção global que reúne 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o planeta terra oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.
A representante do Sistema das Nações Unidas em Angola considerou fundamental trabalhar com a presidente da AN, com a sua equipa e com todas as deputadas e deputados nas comissões de especialidade nas áreas do desenvolvimento sustentável.
“Reforcei o compromisso de que a Assembleia Nacional pode contar, cem por cento, com o Sistema das Nações Unidas, toda as nossas Agências que estão a trabalhar no terreno, para que o Parlamento e os deputados possam atingir a sua meta, que é o desenvolvimento e bem-estar do povo angolano”, exprimiu.
Zahira Virani aproveitou a ocasião para felicitar Carolina Cerqueira pela sua eleição ao cargo de presidente do Parlamento angolano, tornando-se na primeira mulher nesse exercício em Angola.
Zahira Virani, cidadã canadense, assumiu as funções de Coordenadora Residente das Nações Unidas em Setembro de 2020.
Antes de assumir o posto em Angola, foi Coordenadora Residente em São Tomé e Príncipe, após ter exercido cargos de destaque no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
ANGOP