Terça-feira, Maio 28, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    ONU faz apelo urgente para que civis sejam protegidos na Rep. Centro-Africana

    (Foto de ALAIN JOCARD/AFP)
    (Foto de ALAIN JOCARD/AFP)

    O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, está “muito preocupado com a escalada da violência entre comunidades” na República Centro-Africana e fez um “apelo urgente” para que os civis sejam protegidos, indicou nesta sexta-feira seu porta-voz, Martin Nesirky.

    O gabinete integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na RCA (Binuca) “ressaltou que as matanças continuaram durante a noite (de quinta para sexta-feira), causando um aumento do número” de vítimas, acrescentou Nesirky em um comunicado, sem dar número exactos.

    “Segundo essas informações, antigos membros da Seleka e elementos anti-Balaka (milícias) invadiram casas e mataram adultos e crianças (…) e centenas de residências foram incendiadas em Bossangoa (oeste) após um ataque rechaçado pelos anti-Balaka”, indicou.

    Ban “faz um apelo urgente a todas as partes para que tenham moderação”, acrescenta o comunicado. “Este ciclo aterrorizante de violência e represálias deve acabar imediatamente, os civis devem ser protegidos”, ressalta.

    Noventa e dois mortos e 155 feridos foram registados em um hospital de Bangui, capital do país, desde que uma onda de violência teve início na quinta, segundo um registo da organização Médicos sem Fronteiras (MSF).

    A ONU autorizou uma operação conjunta das forças africanas e francesas para restabelecer a ordem no país. A França, antiga potência colonial, já interveio em várias oportunidades na República Centro-Africana no passado. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Palestinianos acusam Israel de “massacre” em ataques a deslocados em Rafah

    De acordo com as autoridades do Hamas, pelo menos 45 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no bombardeamento israelita...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema