Sexta-feira, Abril 19, 2024
16.8 C
Lisboa
More

    ONU confirma “fortes indícios” de violência sexual no ataque do Hamas

    Quase cinco meses após o ataque do Hamas contra Israel, as Nações Unidas avançam que há "fortes indícios para acreditar que algumas vítimas de 07 de Outubro foram violadas, assim como alguns reféns mantidos em Gaza". O representante de Israel na ONU denuncia um relatório “tardio".

    Quase cinco meses após o ataque do Hamas contra Israel, as Nações Unidas avançam que há “fortes indícios para acreditar que algumas vítimas de 07 de Outubro foram violadas, assim como alguns reféns mantidos em Gaza”. No entanto, a representante especial da ONU para violência sexual em conflitos, Pramila Patten, esclarece que não pode quantificar o número de violações.

    O representante de Israel na ONU denuncia um relatório “tardio”. Todavia, em Israel, o trabalho é, ainda assim, elogiado pelos círculos feministas, enquanto o Hamas “rejeita” o relatório e fala de acusações “falsas” e “infundadas”.

    No início de Fevereiro, Pramila Patten e uma equipa técnica de nove pessoas conseguiram visitar Israel e a Cisjordânia durante duas semanas e meia. Encontraram testemunhas e vítimas dos ataques, reféns libertados – embora nenhuma vítima directa de violência sexual. Analisaram 5.000 fotos e mais de 50 horas de imagens dos ataques.

    Sem capacidade para avançar o número de vítimas, a enviada especial da ONU considera ter “fortes indícios” para acreditar que ocorreram violações durante o ataque do Hamas e que os reféns sofreram várias formas de violência sexual.

    Era um relatório aguardado por Israel. Desde o início que Telavive acusa as Nações Unidas de não terem “vigorosamente” denunciado essa violência sexual contra as mulheres israelitas. Israel acusa as Nações Unidas de querer “abafar” este relatório. Acusação imediatamente negada pelo porta-voz do secretário-geral da ONU.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola com dificuldades de recuperar ativos de São Vicente

    "No quadro do combate contra a corrupção e em relação à recuperação de ativos, ouvimos ontem as declarações...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema