Questões ligadas à paz e segurança na Região dos Grandes Lagos, com particular incidência nas repúblicas Democrática do Congo (RDC) e Centro- Africana (RCA), foram abordadas na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, esta segunda-feira, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Segundo uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores enviada à ANGOP, o governante teve um encontro de cortesia com a subsecretária-geral e chefe do Departamento para os Assuntos Políticos e de Consolidação da Paz da Organização das Nações Unidas, Rosemary DiCarlo.
Os interlocutores abordaram ainda o processo de mediação do diferendo entre o Rwanda e a RDC, levado a cabo por Angola, com destaque para as deslocações do Presidente angolano, João Lourenço, às cidades de Kinshasa e do Kigali, para dialogar com os seus homólogos.
O encontro realizado em Washington, entre o Presidente João Lourenço e os líderes da região dos Grandes Lagos, à margem da cimeira EUA-África, foi igualmente evocado no encontro.
Rosemary DiCarlo assumiu o cargo de subsecretária-geral para os Assuntos Políticos e de Consolidação da Paz da ONU a 1 de Maio de 2018.
É coadjuvante do secretário-geral das Nações Unidas para as questões de paz e segurança globais, além de se responsabilizar pela supervisão da assistência eleitoral, fornecida anualmente pelas Nações Unidas aos seus Estados-Membros.
ANGOP