A Secretária geral da OMA, Luzia Inglês depositou ontem um ramo de flores no monumento ao fundador da nação, Agostinho Neto, no Largo da Independência.
Luzia Inglês disse que Agostinho Neto foi o guia que conduziu a revolução angolana até à conquista da Independência Nacional. A Secretária geral da OMA considerou a homenagem importante, porque o primeiro Presidente de Angola esteve na base da decisão da fundação da OMA e sempre teve “um cuidado especial e consideração por todas as actividades da mulher”.
Em comemoração aos 50 anos da sua fundação, a secretária-geral da OMA depositou também um ramo de flores no Monumento das Heroínas erguido em homenagem às mulheres que deram as suas vidas para o nascimento de uma pátria livre e soberana. Luzia Inglês recordou que as mulheres têm contribuído, desde os primórdios da luta armada de libertação nacional aos nossos dias, para o engrandecimento de Angola. É justo homenagear publicamente as Heroínas Teresa Afonso, Irene Cohen, Engrácia Santos e muitas outras, que deram a vida pela libertação de Angola. A secretária-geral da OMA visitou o Centro de Saúde Especializado Preventório Infantil de Serviço de Pneumotisiologia da Maianga.
Luzia Inglês disse estar satisfeita com o trabalho realizado naquele centro de saúde “mas é necessário expandir o serviço para outros pontos do país e da capital”, acrescentou e pediu apoio das organizações políticas, sociais e religiosas às iniciativas do Estado, na assistência às comunidades.
Os pais são mobilizados a participar na educação para a saúde dos filhos, disse Luzia Inglês, afirmando que, nos 50 anos da OMA, a luta das mulheres incidiu muito na alfabetização “e assim vai continuar, porque permite que muitas mulheres saiam da ignorância”.
Fonte: Jornal de Angola