Sábado, Maio 25, 2024
13 C
Lisboa
More

    Observadores consideram eleição em Madagascar ‘livre e transparente’

    (20 dez) Apuração dos votos em Antananarivo (AFP, RIJASOLO)
    (20 dez) Apuração dos votos em Antananarivo (AFP, RIJASOLO)

    O candidato do governo no segundo turno das eleições presidenciais de Madagáscar, Hery Rajaonarimampianina, liderava a corrida com cerca de 12,5% dos votos apurados, enquanto várias missões de observadores consideraram que a votação de sexta-feira foi livre e democrática.

    Os observadores, incluindo da União Europeia, não confirmaram as acusações de fraude evocadas pelos dois candidatos.

    “De acordo com os parâmetros e a metodologia da União Europeia, o processo eleitoral tem sido, até o momento, crível, livre e transparente”, afirmou a chefe da missão de observadores da União Europeia, Maria Muniz Urquiza.

    “Espero que siga desta forma”, acrescentou, observando que “o processo não está terminado: é preciso esperar a contagem dos votos e a elaboração dos relatórios de resultados”, esperados para o início de Janeiro.

    Às 15H00 (10H00 no horário de Brasília), a Comissão Eleitoral Independente (Cenit) publicou os resultados de 2.561 colégios eleitorais, de um total de 20,001.

    Nesta amostra não representativa, o candidato do governo, Hery Rajaonarimampianina, lidera com 53,93% dos votos contra o seu adversário Robinson Jean Louis.

    Nem Marc Ravalomanana, o ex-presidente deposto e exilado há mais de quatro anos na África do Sul, nem Andry Rajoelina, o homem que o derrubou em 2009, puderam se apresentar para esta eleição presidencial.

    Ambos os candidatos reivindicam vitória e acusam se adversário de fraude.

    “Eu não posso comentar sobre o que não vimos”, observou Maria Muniz de Urquiza, uma deputada (socialista) espanhola, acrescentando, assim como os demais representantes de outras missões de observação, que “instamos os candidatos a seguir os canais legais em caso de derrota”. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema