Sábado, Dezembro 9, 2023
19.1 C
Lisboa
More

    Obra sobre Agostinho Neto lançada na cidade de Ondjiva

    A Fundação António Agostinho Neto (FAAN) procedeu hoje, quinta-feira, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, ao lançamento da obra “Agostinho Neto e a Libertação de Angola, 1949-1974, Arquivos da PIDE-DGS”, no quadro das comemorações do 90º aniversário natalício de fundador da Nação.

    No acto do lançamento do livro, o representante da FAAN, António Panguila, disse que o livro contém cinco volumes, alguns dos quais com 90 páginas e é uma das obras mais importantes publicadas pela Fundação António Agostinho Neto e que serve de exemplo para as camadas jovens.

    “Estes documentos são memórias recentes do povo angolano em armas para a sua libertação nacional do colonialismo português, liderada por Agostinho Neto”, acrescentando que a brochura revela os percursos de Neto de 1949 a 1974, que teve como base os documentos da PIDE.

    António Panguila referiu que Agostinho Neto é uma figura inesquecível e incontornável no seio do povo angolano, África e do mundo, tendo em conta a sua dimensão, quer seja como político, médico e poeta.

    Informou que a obra serve para dar a conhecer factos e acontecimentos com base nos arquivos que a PIDE-DGS constituiu ao longo de mais de 23 anos sobre Agostinho Neto e que deve servir de ensinamento para as novas gerações de forma a saberem mais sobre Agostinho Neto.

    Por seu turno, o vice-governador para o sector económico no Cunene, António Candeeiro, disse que o lançamento e apresentação desta histórica obra do Herói Nacional marca o arranque dos festejos do 90 anos do fundador da Nação, a assinalar-se no dia 17 de Setembro.

    “Falar de Agostinho Neto é lembrar da figura carismática e a sua trajectória histórica na luta de libertação de Angola, o contributo prestado na luta de libertação de outros povos de África, quer ainda o valioso papel que teve na literatura nacional, onde por via das suas poesias continuam a servir de estudo no mundo académico”, afirmou.

    António Candeeiro sublinhou que com esta obra disponível os jovens têm a oportunidade de aprenderem mais sobre a trajectória do primeiro presidente de Angola.

    No final do acto, a fundação ofereceu ao governo do Cunene alguns kits dessa obra que serão distribuídos às direcções provinciais e instituições religiosas.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ameaças de Maduro à Guiana irritam Lula, mas Brasil tenta manter espaço de negociação

    As ameaças do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, à Guiana têm irritado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema