Terça-feira, Julho 16, 2024
18.7 C
Lisboa
More

    O valor das fibras

    O valor das fibrasAs fibras são de grande importância. Elas estão presentes nas paredes das células dos vegetais, conferindo textura e firmeza aos cereais, frutas, verduras e leguminosas.
    São digeridas pelo nosso organismo e são eliminadas nas fezes ainda intactas ou dissolvidas. Colaboram na manutenção do ritmo intestinal, evitando a prisão de ventre que afecta muitas pessoas. Em países em que o consumo de fibras na alimentação é alto, observa-se menor incidência de doenças como cancro do cólon, hemorróidas, doenças cardíacas, hérnias e diabetes. Para combater a prisão de ventre é aconselhável fazer exercícios físicos para favorecer as contracções naturais dos intestinos. As fibras podem ser solúveis e estão presentes nas leguminosas, nas nozes, aveia, cevada e frutas.
    Quando dissolvidas em água, tornam-se viscosas, dificultando a absorção dos açúcares dos alimentos e reduzindo a glicemia pós-alimentar. As fibras são poderosas no combate à obesidade porque estão ligadas à sensação de saciedade que proporciona e ao facto de não ter valor calórico ou energético. Elas podem também ser insolúveis, presentes nas hortaliças, cascas de frutas e grãos integrais. São aquelas que não se dissolvem nem com a mastigação.  O seu efeito recai sobre a diminuição do tempo em que as fezes levam a percorrer os intestinos, evitando a prisão de ventre. Funcionam também como uma espécie de esponja, sugando grande quantidade de líquido.
    Com isso amolecem as fezes. Apresentamos alguns exemplos de alimentos fibrosos e a sua quantidade de fibra: banana, 2,4 gramas de fibra, brócolos, 2,2 gr de fibra, cenoura, 2,3 gr de fibra, ervilha, 4,7 gr de fibra, feijão, 7,3 gr de fibra, lentilhas, 3,7 gr de fibra, maçãs com casca, 3,5 gr de fibra, pêra com casca, 3,1 gr de fibra. Estes são apenas alguns exemplos.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Chegou a altura de verificar a realidade económica da Arábia Saudita?

    A Arábia Saudita enfrenta o momento mais precário de sua reinvenção económica. Oito anos depois que o atual príncipe...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema