Sábado, Dezembro 9, 2023
18.5 C
Lisboa
More

    O MPLA perderá credibilidade se JES não sair em 2018 – Fernando Pacheco

    A chegada de João Lourenço à Presidência da República veio abrir outros focos de debate a respeito da vitalidade democrática no seio do partido no poder e no país. O engenheiro Fernando Pacheco (FP) ajuda-nos a perceber nesta entrevista ao Novo Jornal (NJ) os últimos eventos que marcam a agenda política nacional, por conta, sobretudo, do “novo” estilo de governação.

    NJ – Pela primeira vez na história política de Angola, o MPLA tem à frente da Presidência do país uma figura que não é cumulativamente líder do partido. A polémica à volta da bicefalia só se coloca pelo facto de num dos lados da questão se posicionar uma figura com o peso político de JES?

    FP – A bicefalia torna-se um problema pelo histórico do MPLA e pela cultura de partido-Estado que ainda prevalece. O peso político e a personalidade de JES acentuam o problema. Num outro contexto a questão colocar-se-ia de modo bem diferente. Acredito que no futuro as coisas mudarão.

    NJ – Teria sido diferente se se tratasse de uma outra figura?

    FP – Diferente, sim. Mas a cultura de partido- -Estado continuaria a influenciar negativamente a acção do Presidente da República.

    Basta ver o que se passa nas províncias sempre que o governador não acumula o cargo de primeiro secretário do MPLA. As tensões são imensas e a actividade do governador é muito afectada, e com ela o funcionamento das instituições.

    É uma aberração que tem de ser encarada e corrigida, mas, infelizmente, não vejo, para já, disponibilidade do MPLA para mudar a situação. (Novo Jornal Online)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ameaças de Maduro à Guiana irritam Lula, mas Brasil tenta manter espaço de negociação

    As ameaças do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, à Guiana têm irritado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema