Quinta-feira, Junho 13, 2024
15.6 C
Lisboa
More

    O crescimento cada vez menor da Tesla coloca em foco a desaceleração da procura por VE

    Tesla Inc. não é mais uma ação em forte crescimento. Mas mesmo segundo esse novo padrão – com as previsões de crescimento em Wall Street a afundar-se rapidamente – a sombria previsão de vendas feita por um importante analista da Tesla na quarta-feira ainda é chocante. Não haverá crescimento nos volumes de vendas da fabricante de veículos elétricos (VE) este ano, disse Colin Langan , do Wells Fargo . E em 2025 será pior ainda: os volumes cairão.

    As ações da empresa reagiram rapidamente, caindo 4,5%, fechando na quarta-feira no mínimo de 10 meses de US$ 169,5. As ações caíram 32% este ano, perdendo uma recuperação mais ampla que empurrou o índice S&P 500 para cima de 8,3%.

    A razão é clara: a capacidade da Tesla de crescer ao ritmo furioso que a sua cara avaliação promete já não é uma garantia. A empresa ainda é negociada a um múltiplo que é significativamente mais elevado do que outras empresas de grande capitalização, mas o ritmo de expansão das suas receitas e lucros abrandou acentuadamente desde o ano passado.

    Wall Street tem tocado o alarme em voz alta sobre a Tesla desde o início de março, depois de números dececionantes da China, dados de países europeus e uma interrupção na produção em sua fábrica perto de Berlim apontarem para entregas no primeiro trimestre que ficaram abaixo das expectativas médias dos analistas.

    A resposta de Musk – baixar os preços para aumentar a procura – também está a perder a sua vantagem.

    Os problemas para a Tesla e os veículos elétricos começaram a surgir de forma mais ampla em meados de outubro do ano passado, quando a empresa de Musk alertou pela primeira vez sobre uma desaceleração na procura. Mas o sentimento piorou ainda mais no início de janeiro deste ano, depois que a Tesla disse que seu crescimento será “notavelmente menor” este ano. Outras montadoras, fornecedores de veículos elétricos e até locadoras de veículos aderiram com comentários igualmente cautelosos.

    Embora a fraqueza na procura de veículos elétricos signifique problemas para todas as empresas automóveis, sendo uma empresa puramente de veículos elétricos com uma avaliação extremamente elevada, as ações da Tesla sofreram um sério golpe.

    A forte queda da Tesla este ano eliminou mais de US$ 245 bilhões do valor de mercado da empresa e a empurrou para fora da lista das 10 maiores empresas do S&P 500. Também custou a Musk o seu status de “homem mais rico do mundo” – ele agora ficou em terceiro lugar, atrás de Bernard Arnault e Jeff Bezos .

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Jerry West, o “logotipo” da NBA morre aos 86 anos

    A antiga estrela do basquetebol americano e três vezes selecionado para o Hall da Fama Jerry West e cuja...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema