Terça-feira, Março 5, 2024
10.7 C
Lisboa
More

    O antes e depois da alfabetização

    Arnaldo Santos (DR)
    Arnaldo Santos (DR)

    É de supor que ela não seja inócua enquanto processo de educação permanente, e que esta ideia também estivesse na mente do Fundador da Nação, Agostinho Neto, quando em 22 de Novembro de 1977, na fábrica da Textang II, em Luanda, declarou aberta a campanha.

    Assim, animado por este pensamento e pela mobilização para o combate ao analfabetismo que o Ministro Pinda Simão desencadeou, dei-me a algumas projecções mais ou menos ousadas, atendendo à importância que o uso da escrita tem na vida da lufa-lufa das populações.
    Nuno Guimarães, sociólogo contumaz, não foi na minha cantiga. – “Não exageres…Ainda que a taxa do analfabetismo tenha caído para 33 por cento, não é crível que nesse terço estejam apenas os velhos ou os idosos.” Era claro que no seu pensamento estavam subjacentes as palavras do Presidente José Eduardo dos Santos, no discurso de encerramento do Fórum Nacional da Juventude, quando afirmou que “Hoje, cerca de dois terços da nossa população tem menos de 25 anos de idade…”
    Não sei o que se passou nesse Fórum, mas parece-me evidente que muitos dos problemas privilegiados pela Juventude derivam da sua alfabetização, educação ou o que se lhe entender chamar. Questão que de resto o nosso Governo tem plena consciência.
    Nuno tinha a opinião que com o advento dos telefones portáteis, escrever já não é assim tão preciso. – “Acabou o tempo das mucandas românticas”.- A realidade passara a ser outra da época do “Namoro” do Viriato da Cruz, cujo livro de poemas foi editado recentemente pela “Nossomos” e no qual os amores e as paixões se traduziam mais em reflexões e pensamentos do que em fazer malandro ou encontrar um primeiro emprego. E o sociólogo concluiu. -É que à alfabetização vai seguir-se a desalfabetização…
    Eu não conhecia o conceito embora o fenómeno seja de observação fácil pelos resquícios que se detectam alguns anos depois das campanhas. Por isso, ainda hoje, no Brasil, potência emergente, só 25 por cento da população adulta é plenamente alfabetizada! Talvez fosse mais do que uma questão de definição do conceito de alfabetização que quase já é pacífico, ao admitir-se que “não existem definições universais e padrões de alfabetização.” A plena alfabetização para alguns pressupõe também o combate à iliteracia, embora politicamente se prefira a mais comum “a capacidade de ler e escrever em uma determinada idade”.
    Guimarães levava as coisas a sério, pensei. De facto, quantos operários da Textang II (se ainda fossem vivos) desde a visita do escritor Agostinho Neto à sua fábrica, saberiam hoje ler os seus versos ou as parangonas deste jornal? Neste contexto, a construção do conceito de desalfabetização não é de todo um absurdo e de certo que isso não passa despercebido à Direcção de Ensino Geral. Além disso, à ignorância junta-se a consciência progressiva de uma nova forma de insegurança que não advém tanto da criminalidade comum. Quanto a mim provém da fraude que tende a transformar-se num desporto nacional e que faz muitas devassas nas famílias e na sociedade.
    É mesmo por essa razão que mamã Nganga se voltou a registar na alfabetização. – “Não gosto que me aldrabem…” – A primeira vez não resultara: foi com ecrã e computador, a luz falhava sempre. Ela começava a ter muitas desconfianças e tal como a grande maioria do povo, também só acredita no que ouve de viva voz do próprio Presidente José Eduardo dos Santos, ou no que fica estampado no Jornal de Angola, vamos fazer mais como? (jornaldeangola.com)

    Por Arnaldo Santos

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema