Segunda-feira, Julho 15, 2024
20.2 C
Lisboa
More

    Nvidia torna-se empresa mais valiosa da bolsa do mundo

    A fabricante de semicondutores Nvidia se tornou, nesta terça-feira (18), a empresa mais valiosa do mundo, superando Apple e Microsoft, em mais uma amostra da corrida pela inteligência artificial (IA) generativa, impulsionada pelos mercados.

    A valorização do grupo de Santa Clara (Califórnia) alcançou 3,352 trilhões de dólares, segundo um cálculo da AFP. Por volta das 11h30 GMT, suas ações operavam em alta de 3,69%.

    De todo modo, a Nvidia ainda não bateu o recorde absoluto registrado pela Apple na segunda-feira: US$ 3,376 trilhões.

    Desde que foi lançado o ChatGPT, robô conversacional da OpenAI, em novembro de 2022, o preço das ações da Nvidia se multiplicaram por oito, graças à popularidade de seus poderosos microchips.

    “Fazia algum tempo que esperávamos por isso”, afirmou Angelo Zino, analista da CFRA. “A IA está transformando o cenário. No mundo real e também nos mercados”, acrescentou, destacando que a indústria de semicondutores é a mais importante em Wall Street.

    Em 7 de junho, a recente divisão por dez de suas ações ajudou a aumentar ainda mais o valor da empresa, ao fomentar a demanda por um título mais acessível.

    O grupo produz os potentes microprocessadores GPU, capazes de gerenciar uma quantidade considerável de cálculos, necessários para a IA generativa.

    A IA generativa produz textos, fotos e vídeos, entre outros, a partir de um pedido feito em linguagem comum.

    Embora muitas gigantes da tecnologia, como AMD e Intel, assim como Apple e Microsoft, invistam maciçamente em IA, a Nvidia tem uma vantagem confortável no mercado de semicondutores destinados à inteligência artificial.

    – Rumo aos 4 trilhões de dólares ? –

    “Os microchips GPU da Nvidia são o novo ouro ou o novo petróleo do setor tecnológico”, consideram os analistas da Wedbush Securities.

    Para eles, Nvidia, Apple e Microsoft estão “em corrida rumo aos 4 trilhões de dólares em valor de mercado”.

    Por um quarto de século, General Electric, ExxonMobil, Microsoft e Apple se sucederam no “pódio” dessa competição, antes da Nvidia.

    Nvidia, Apple e Microsoft juntas representam cerca de 10% do valor total das empresas listadas em bolsa no mundo.

    A Nvidia lançou no início de junho um novo processador, menos de três meses após o seu modelo anterior, em um setor acostumado a intervalos de lançamento de vários anos.

    “Em Wall Street, para onde os capitais estão fluindo atualmente, os ‘sete magníficos’ (como são conhecidas as grandes empresas de tecnologia) continuam dominando as negociações”, resumiu Konstantin Oldenburger, analista da CMC Markets.

    “Nvidia é a empresa que mais cria valor no mundo neste momento”, afirmou Adam Sarhan, da 50 Park Investments, referindo-se à IA generativa, bem como à fabricação de computadores e à indústria de criptomoedas, que demandam muito dados.

    “Trata-se do início do ‘boom’ da IA”, acrescentou.

    Após equipar servidores em todo o mundo para operar programas de IA generativa, os microchips de última geração, liderados pela Nvidia, estarão nos dispositivos individuais como smartphones, antecipou Angelo Zino.

    Também serão demandados no setor industrial, como em veículos autônomos, acrescentou o analista. “São oportunidades massivas para Nvidia”, concluiu.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAFP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema