Quinta-feira, Maio 30, 2024
17.1 C
Lisboa
More

    Número de insolvências desceu pela primeira vez desde o início da crise

    fechadoPela primeira vez desde o início da crise o número de insolvências desceu em Portugal. Este ano, houve mais falências de particulares do que em 2012 mas essa subida foi compensada por uma descida de 10% no número de empresas insolventes.

    Os dados do Instituto do Informador Comercial, relevados pelo jornal Público, mostram que, este ano, mais de 1500 pessoas e empresas recorreram ao processo especial de revitalização, um mecanismo criado pelo Governo para facilitar a negociação de dívidas e permitir a recuperação financeira.

    A adesão a este mecanismo terá contribuido para a quebra no número de falências.

    Desde Janeiro até à última sexta-feira foram decretadas nos tribunais 18500 falências, menos 0,7% do que no mesmo período do ano passado.

    De 2011 para 2012 tinha havido um aumento superior a 60%. Os setores que mais contribuiram para este quebra foram os da contrução automóvel e da produção de equipamento elétrico.

    Segundo os dados do Instituto Informador Comercial, uma consultora especialista em gestora de créditos, os setores com maior número de falências este ano foram o comércio a retalho e a promoção imobiliária.

    Em termos globais há uma inversão da tendência, mas isso não aconteceu em todas as zonas do país. Em oito regiões houve este ano mais falências do que em 2012. Em Bragança subiram quase 100% passaram de 53 para 105. O Porto continua a ser o distrito mais afetado com 5200 insolvências de empresas e particulares, um aumento de 5%. Em Lisboa o aumento foi de 2,5 por cento.

    A maior descida aconteceu no distrito de Portalegre passou de 158 falências em 2012 para 40 este ano, uma descida de quase 75%. (tsf.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A voz da África precisa de ser ouvida, afirmou o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento

    O Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Dr. Akinwumi Adesina, disse que o mundo está a mudar e que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema