Segunda-feira, Julho 15, 2024
20.2 C
Lisboa
More

    Novos distritos são anunciados

    Processo de ensaio das autarquias locais prevê autonomia administrativa e financeira para a circunscrição territorial da municipalidade

    A nova divisão administrativa do município de Luanda é anunciada ainda este mês, anunciou quarta-feira, o vice-governador provincial Graciano Domingos.
    Projectada pelo governo da província, a nova divisão administrativa deve manter os nomes dos municípios extintos, mas introduz a designação de distritos.
    O vice-governador provincial anunciou que o município de Luanda terá 13 distritos. Graciano Domingos disse que estão previstas as figuras de administradores de distritos urbanos e de bairros.
    O vice-governador, citado quarta-feira pela Rádio Luanda, garantiu que além do presidente da comissão administrativa de Luanda, devem ser nomeados mais dois vice-presidentes.
    O município de Luanda, no quadro do processo de ensaio das autarquias locais, terá autonomia administrativa e financeira, beneficiando de cerca de 80 por cento das receitas, segundo Graciano Domingos. O vice-governador esclareceu que os administradores dos municípios extintos vão “zelar de questões correntes”.
    A Assembleia Nacional aprovou, em Julho do ano passado, a Alteração à Divisão Político-administrativa das províncias de Luanda e Bengo, passando a capital do país desde então a ter sete municípios, enquanto a Maianga, Ingombota, Rangel, Sambizanga e Samba deixaram de ter esta categoria. A província passou a ter os municípios de Luanda, Cazenga, Cacuaco, Icolo e Bengo, Viana, Belas e Quissama. A província de Luanda sofreu uma reestruturação interna nos municípios então existentes. A localidade do Panguila deixou de pertencer a Luanda e integrou a província do Bengo.
    A província de Luanda, que integrou a Quissama e Icolo e Bengo, que pertenciam ao Bengo, tem agora os seguintes municípios: Luanda, com sede na capital do país; Cacuaco, com sede na cidade de Cacuaco; Belas, com sede na cidade do Kilamba; Viana, com sede na cidade de Viana; Cazenga, com sede na comuna do Tala Hadi; Icolo e Bengo, com sede na vila de Catete; e Quissama, com sede na vila da Muxima.

    A alteração é consequência de estudos feitos no âmbito do ordenamento do território, do planeamento da orla marítima e do desenvolvimento harmonizado do perímetro Luanda/Bengo.
    O aumento do número de habitantes na província de Luanda, os problemas técnicos que a sua administração enfrenta, o valor do património público e as infra-estruturas estiveram na base da definição de uma nova divisão administrativa da capital, segundo o Ministério da Administração do Território (MAT). A integração dos municípios da Quissama e do Icolo e Bengo na província de Luanda visou garantir o enquadramento e a coordenação dos novos projectos de desenvolvimento urbano de Luanda e Bengo.
    O Executivo, segundo o MAT, pretendeu dar resposta à necessidade de assegurar uma maior eficiência na organização e funcionamento das instituições e serviços, face ao crescimento urbano que se vem registando nas respectivas circunscrições.

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: Santos Pedro

    Publicidade

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    1. Boa noite,

      Realmente é interessante o artigo acima, percebe-se que há uma ova ideia de planeamento e organozação administrativa, mas que de princípio é ainda cedo para dizer se é ou não uma boa ideia. [O tempo nos dirá]

      Contudo portaldeangola, é possível nos dizer aonde podemos obter informações referente ao número de bairros, comumas, bem como a localização nos seus respectivos distritos, municípios e também as suas administrações municipais ?

      Atentamente,
      CG

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema