A Universidade Católica de Angola outorgou no sábado, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, diplomas de cursos de licenciatura a 309 novos técnicos superiores que concluíram a formação superior no ano passado.
Os diplomas de licenciatura, entregues numa cerimónia presidida pelo presidente da Comissão Episcopal das Faculdades da Universidade Católica de Angola, D. Filomeno Vieira Dias, foram outorgados a licenciados dos cursos de Ciências Humanas, Economia e Gestão, Engenharia Informática, Telecomunicações e Direito.
Composta por quatro faculdades – Ciências Humanas, Direito, Economia e Engenharia – a Universidade Católica foi a primeira instituição de ensino superior a surgir em Angola. A cerimónia de sábado, a nona desde a existência da instituição, foi a que maior safra obteve em termos de licenciados.
Além disso, há também há a registar o facto de a Faculdade de Economia ter apresentado no sábado o maior número (91) de licenciados da história da Universidade nos cursos de Gestão, Contabilidade e Economia.
O presidente da Comissão Episcopal das Faculdades Católicas de Angola, D. Filomeno Vieira Dias, exortou os novos quadros a porem em prática os conhecimentos adquiridos durante o período de formação. Na cerimónia, que acontece uma vez por ano, esteve presente o vice-reitor da Universidade Católica, padre Jerónimo Cahinga, em representação do reitor, D. Damião Franklin, decanos, bispos, professores, familiares, amigos e membros da sociedade civil.
D. José Manuel Imbamba proferiu a oração de sapiência sobre “Políticas tendentes à valorização e dignificação da pessoa humana”, sublinhando que a Universidade Católica de Angola não é um simples centro de transmissão de conhecimentos científico-tecnológicos e de obtenção de diplomas. “É, sobretudo, um lugar para criar o homem de nova mentalidade, assente na dignidade da pessoa humana”, acentuou o porta-voz do Conferência Episcopal Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST).
A cadeira de Ética na Universidade Católica, acrescentou, é ministrada em todos os cursos e “é a nossa identidade como instituição de ensino da Igreja Católica”. Em seu entender, a integração desta disciplina no programa curricular da Universidade Católica faz a diferença entre os formandos da instituição e os das demais escolas superiores existentes no país.
D. Manuel Imbamba acrescentou que devemos criar a cultura do bem, da coesão, do diálogo, da valorização dos princípios fundamentais dos direitos humanos, do amor, da imparcialidade e do respeito ao próximo.
O sacerdote católico alertou a sociedade para o perigo dos vícios e das práticas contrários à vida humana, como o aborto, a eutanásia, o genocídio, o suicídio, o homicídio, a cultura da intolerância, da violência e de todas as políticas que atentam contra a valorização e dignificação do homem.
Os 309 finalistas da Universidade Católica fizeram o juramento na presença de “Deus, dos homens e das leis da República de Angola aos quais devem servir fielmente”. De seguida, D. Filomeno Vieira Dias concedeu aos recém-formados o grau de licenciados de acordo com as leis da República.
Fonte: JA