Terça-feira, Março 5, 2024
11.3 C
Lisboa
More

    Novo terminal doméstico do Aeroporto de Maputo estará pronto em outubro

    Maputo – O novo terminal doméstico do Aeroporto Internacional de Maputo, orçado em cerca de 24 milhões de euros, vai estar pronto em outubro, assegurou o responsável pelo projecto de modernização do empreendimento.

    Uma vez em funcionamento, o novo terminal será dotado de duas pontes ligando a pista ao alpendre, amplos espaços para lojas de conveniência, restaurantes, sala de comunicações, sala de reuniões, escritórios, entre outras facilidades, ocupando 13.200 metros quadrados.

    A nova estrutura está numa zona autónoma do terminal internacional, que foi recentemente inaugurado, marcando uma diferença com a anterior situação, em que os dois terminais funcionavam no mesmo edifício.

    Em relação ao antigo terminal, “a diferença fundamental está no planeamento do espaço, pois no novo edifício há maior disponibilidade de espaço e uma margem de colocação de novos serviços, mais tarde”, disse o director do Projecto de Modernização do eroporto Internacional de Maputo, Acácio Tuende, durante uma visita guiada aos jornalistas.

    Ao nível da obra, assinalou Acácio Tuende, o terminal segue um padrão de material mais moderno, com uma cobertura de alumínio climatizada e em condições de proporcionar isolamento sonoro, pilares de betão armado e um chão de ladrilhos de granito.

    As fachadas principais, bem como as paredes dos diversos compartimentos do terminal, serão de vidro, acrescentou Acácio Tuende.

    Quando estiver aberto, o terminal doméstico vai aumentar em 40 por cento o volume de tráfego do Aeroporto Internacional de Maputo, passando este a movimentar por ano cerca de quatro milhões de passageiros.

    “O terminal doméstico estará preparado para receber 300 partidas e 225 chegadas por dia”, acrescentou o diretor do Projeto de Modernização do Aeroporto Internacional de Maputo.

    Para se evitarem as infiltrações de água que se verificaram pouco tempo depois da inauguração do terminal internacional, o material usado nas curvas e nas ligações da nova estrutura está a ser reforçado e estão a ser construídas abas para depositar a água, disse Acácio Tuende.

    Tal como o terminal internacional, a gare doméstica está a cargo da construtora chinesa AFECC, cujo país está a financiar o projecto de modernização do empreendimento, num valor global de mais de 90 milhões de euros.

    Nas obras do terminal doméstico, trabalham 160 moçambicanos e 140 chineses.

    O projecto de modernização do Aeroporto Internacional de Maputo inclui igualmente a repavimentação da pista e o aumento das bermas do caminho de circulação, para dar maior liberdade aos reactores dos aviões, informaram os técnicos responsáveis pelo projecto.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema