25.3 C
Loanda
Quarta-feira, Novembro 13, 2024

Novo revés para os BRICS: Argélia abandonou candidatura para integrar os BRICS

PARTILHAR
FONTE:Tralac

A Argélia abandonou oficialmente os seus esforços para aderir ao BRICS, grupo inicialmente formado pelo Brasil, Rússia, India, China e África do Sul, apesar de manter a sua adesão ao Banco de Desenvolvimento dos BRICS, segundo relatos do jornal argelino El Moudjahid, citando fontes governamentais.

Esta decisão surge após especulações recentes de que os estados-membros dos BRICS abordaram a Argélia sobre uma possível adesão. No entanto, El Moudjahid esclareceu que a Argélia já não procura a adesão, com as autoridades a afirmarem que “o processo de adesão aos BRICS está encerrado para as autoridades argelinas”.

O Presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, já tinha confirmado que o país não voltaria a procurar a adesão aos BRICS, após a sua exclusão da cimeira de Agosto de 2023 em Joanesburgo, onde foram admitidos seis novos membros. O governo argelino citou a falta de uma fundamentação clara para a sua exclusão, com o jornal a criticar o grupo BRICS pela “lógica de selecção absurda” e por não adoptar uma abordagem mais inclusiva.

A decisão argelina marca um novo revés para os BRICS, depois de o Egipto e a Etiópia se terem recusado a assinar uma declaração conjunta sobre os lugares para África no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Leia mais aqui: “Egipto e Etiópia rejeitam declaração dos BRICS sobre proposta de lugares no Conselho de Segurança da ONU para África”

Apesar disso, a Argélia continua empenhada no seu papel nas estruturas económicas globais e na cooperação multilateral. “A Argélia virou definitivamente a página” da adesão aos BRICS, afirma o relatório, enquanto continua a defender a multipolaridade nas relações internacionais através de outras plataformas, como o Conselho de Segurança da ONU e o Movimento dos Não-Alinhados.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...

Egito e Etiópia rejeitam declaração dos BRICS sobre proposta de lugares no Conselho de Segurança da ONU para África

Uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros dos BRICS em Nova Iorque terminou sem uma declaração conjunta pela primeira...

O Brasil vai aderir à Iniciativa do Cinturão e Rota da China?

Embora muitos países da América Latina tenham abraçado avidamente a iniciativa Cinturão e Rota da China (Belt and Road...

África do Sul diz que cinco países confirmam entrada no Brics; Argentina recusa

Egito, Etiópia, Irão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos confirmaram que se juntaram ao bloco Brics depois de terem...