Sábado, Setembro 23, 2023
15.3 C
Lisboa
More

    Novas infra-estruturas em Kibinda

    O sector de Kibinda, município de Malange, 35 quilómetros a sul da capital da província, conta desde quinta-feira com um posto médico e uma escola primária construídos de raiz, à luz do Programa Municipal Integrado, Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza.
    A escola possui seis salas, secretaria, gabinete do director e vai acolher 488 alunos em dois turnos.
    Animados pela iniciativa do governo provincial em ver solucionados os seus problemas, os alunos solicitaram a instalação de uma escola do primeiro ciclo naquela localidade para permitir dar sequência aos estudos.
    A falta de uma instituição do primeiro ciclo na localidade tem provocado embaraços aos estudantes, o que faz com que muitos emigrem para outras localidades.
    O regedor do sector de Kibinda disse que a escola e o posto médico vão minimizar os problemas dos moradores, que antes eram forçados a deslocar-se para a cidade de Malange em busca dos referidos serviços.Os habitantes da localidade apelaram ainda ao governo provincial para melhorar a estrada que liga a cidade de Malange ao referido sector, a fim de permitir a livre circulação de pessoas e bens e, consequentemente, o escoamento de produtos do campo para a cidade.
    Pediram igualmente a instalação de fontanários para proporcionar água potável à população que na busca do produto percorre longas distâncias.

    Falta de registo civil

    A falta de serviços de registo civil gratuito, principalmente para crianças, de formação de parteiras tradicionais, de residências para professores, entre outras, foi apresentada ao governador provincial como das maiores preocupações que afligem a comunidade.
    O governador Boaventura Cardoso garantiu que o governo local vai continuar a trabalhar para minimizar as dificuldades da população nos seus mais variados domínios.
    Durante uma visita de campo que realizou, Boaventura Cardoso constatou o estado das obras de construção das escolas da localidade de Massaca e do Cambundi do Kuiji, mostrando-se satisfeito com o ritmo das mesmas.
    O dirigente garantiu igualmente que esforços vão ser envidados para que sejam instalados chafarizes no seio das comunidades, no âmbito do Programa “Água para todos”.
    O governador ofereceu bens de primeira necessidade, como arroz, óleo, sal, fuba de milho, feijão, sabão, refrigerantes e filtros de água, gesto que foi agradecido pela população de Kibinda, que tem mais ou menos mil habitantes e a agricultura como principal actividade.

     

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Papa Francisco alerta para “crueldade” de situação de migrantes em Itália

    O Papa Francisco defendeu esta sexta-feira que a situação dos migrantes em Itália revela “crueldade”, o início de uma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema