Sábado, Março 2, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Nova fábrica de cimento arranca no próximo mês de Maio na Catumbela

    A nova fábrica de cimento da Catumbela “Cimenfort” vai produzir, a partir do próximo mês de Maio, cerca de 700 mil toneladas de cimento, das 720 mil toneladas/ano previstas.

    Segundo apurou a Angop no local, nesta sua primeira fase a Cimenfort tem uma capacidade instalada de 720 mil toneladas/ano, mas por arrancar apenas em Maio pensa produzir perto de 700 mil toneladas até o mês de Dezembro.

    A primeira fase, consubstanciada numa produção à base do moinho, pensa manter estes níveis, porém a fase posterior prevê a construção de um forno que deverá elevar a produção entre mil e 100 a mil e 200 toneladas/ano.

    Tendo em conta a localização geográfica e estratégica da fábrica (está limitada a cerca de 10 metros do ramal ferroviário), a direcção da empresa projectou o abastecimento de cimento às províncias do sul do país através do Caminho-de-Ferro de Benguela.

    As províncias do Huambo, Bié e Kuando Kubango (além dos municípios de Benguela ligados pelo Caminho-de-Ferro de Benguela) serão as primeiras a serem contempladas no mercado de distribuição da nova marca de cimento.

    Do tipo “2” e “42,5”, o novo produto, que pretende contribuir para a estabilização, ou mesmo redução do actual preço de consumo (preço de revenda) do cimento, reúne os “itens” de qualidade que os mais exigentes padrões requerem.

    Sem preços definidos por ora, espera-se que uma tonelada de cimento da Cimenfort não ultrapasse, nas mãos do consumidor, o equivalente em kwanzas a duzentos dólares norte-americanos.

    A cimenfort está situada no muncípio da Catumbela, ocupando uma área de 150 hectares.

    Fonte: ANGOP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema