Sexta-feira, Abril 19, 2024
19.6 C
Lisboa
More

    Nome “Terras do fim do Mundo” deixou de fazer sentido devido aos esforços de desenvolvimento que estão a mudar o Kuando-Kugango

    Governador Issac Maria dos Anjos inaugura infra-estruturas de impacto social para melhorar o nível de vida da população local

    A assistência sanitária às populações da comuna da Quilemba, no município do Lubango, capital da província da Huíla, é feita, desde sábado, em melhores condições, com a inauguração do novo centro comunal de Saúde, apetrechado com equipamentos modernos.
    O novo centro de saúde do município da Quilemba, inaugurado pelo governador provincial da Huíla, Isaac dos Anjos, na presença do secretário do bureau político para a organização e mobilização do MPLA, Carlos Alberto Ferreira Pinto, e do secretário para a Informação, Rui Falcão, orçou em 26 milhões de kwanzas.
    O centro, construído com fundos do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome e Pobreza, possui três salas para as consultas externas, uma para o programa alargado de vacinação, uma de hidratação oral e um laboratório. Conta ainda com áreas para os serviços administrativos e uma farmácia.
    As mulheres em gestação passam agora a ter os serviços de assistência sanitária mais próximos, com a inclusão, no projecto, de uma sala de consultas pré-natais, parto e pós-parto, bem como um local para internamento, cuja capacidade é de 20 camas. Foram igualmente inaugurados um campo polivalente, uma residência do tipo T2 para acolher os professores e a nova infra-estrutura da administração comunal da Quilemba. A estrutura da administração possui vários gabinetes, secretaria, área de serviços gerais, entre outros. As obras custaram ao Estado 26 milhões de kwanzas e para a construção do campo polivalente foram empregues onze milhões de kwanzas. Os novos equipamentos de impacto social foram abertos ao público no quadro das comemorações do 55 anos da fundação do MPLA, assinalados sábado.

    População aplaude

    As autoridades tradicionais da Quilemba estão satisfeitas com os novos empreendimentos. O soba grande da localidade, Camati Tchipikita, informou que o novo hospital vai dar dignidade aos habitantes. Precisou que os habitantes de Canhongolo, Nonjivi e Mukuaweheke tinham muitas dificuldades em se deslocar até a cidade do Lubango para tratarem das doenças. Com a entrada em funcionamento do novo hospital, o atendimento passa a ser efectuado localmente.
    O administrador comunal da Quilemba, Manuel António, disse que com a entrega de novos equipamentos sociais será possível prestar um serviço de qualidade e em melhores condições. Manuel António referiu que o novo centro de saúde é moderno, o que vai permitir assistir de maneira mais eficaz os mais de 40 mil habitantes da comuna da Quilemba.
    O responsável informou que os serviços de saúde no posto antigo são processados por sete enfermeiros. Com a entrada em funcionamento do centro, o número vai ser elevado, dado o aumento da capacidade do novo empreendimento.

     

    Arão Martins | Lubango

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: Arimateia Baptista

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    FMI altera regras para acelerar acordos de dívida com países em desenvolvimento e evitar atrasos causados pela China

    O conselho executivo do Fundo Monetário Internacional apoiou uma mudança importante para dar-lhe mais liberdade para apoiar países em...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema