Sexta-feira, Dezembro 8, 2023
14.9 C
Lisboa
More

    Nokia eMicrosoft unem tecnologias para criação de telefones inteligentes

    A Microsoft e a Nokia uniram forças esta semana para potenciar o seu arsenal conjunto na guerra dos telefones inteligentes (smartphones) com dois novos dispositivos que utilizam o sistema operacional do Windows e que projectam fazer frente ao iPhone e ao Android do Google.
    Os novos Nokia Lumia 820 e 920 são parte da estratégia da companhia finlandesa de “oferecer uma alternativa aos telemóveis pretos e cinzentos encontrados aí fora”, afirmou o presidente executivo da Nokia, Stephen Elop, no evento de lançamento em Nova Iorque.
    “Este é o Lumia, o smartphone mais inovador do mundo”, afirmou Elop. O director executivo da Microsoft, Steve Ballmer, também compareceu ao evento, sem anunciar datas específicas para o lançamento ou os preços para os diversos mercados.
    Para Ballmer, o lançamento realça “o contexto mais amplo em que o Windows está inserido”, com a apresentação da última plataforma Windows 8 e o dispositivo Windows Phone 8.
    “Este é um ano para o Windows”, disse. “Smartphones Windows, tablets Windows, computadores pessoais Windows, repensamos o Windows de cima abaixo”.
    Disponível em diferentes cores vibrantes, como amarelo ou vermelho, os aparelhos vão utilizar o sistema operacional da Microsoft Windows Phone 8, que tenta desafiar os líderes de mercado, Apple e Google. A chefe da equipa de smartphones da Nokia, Jo Harlow, afirmou que o Lumia 920, que vai ser a locomotiva dessa gama de aparelhos, conta com uma câmara mais avançada, bateria mais duradoura e uma visualização “melhor que a de resolução HD”, o que o transforma, considerou, no “telefone inteligente mais inovador do mundo”.
    O dispositivo inclui uma plataforma de localização da Nokia que permite apontar determinado lugar numa cidade e obter informações sobre lojas e restaurantes locais. A nova bateria do telefone, afirmou Harlow, é 30 por cento mais eficiente que a dos seus competidores e incorpora a possibilidade de ser carregada sem fio, numa tentativa da Nokia de aproximar a sua tecnologia dos aeroportos, restaurantes e outros lugares.

    Nessa conferência de imprensa também foi apresentado o Lumia 820, um aparelho que oferece vantagens semelhantes, mas a um preço mais baixo.
    Contudo, o preço das acções da multinacional Nokia caíu mais de dez por cento, depois das notícias do lançamento, embora os analistas dêem uma visão mais favorável aos telefones apresentados.
    “Todos esperam pelo iPhone 5 (da Apple). Não há qualquer interesse pelo aparelho da Nokia, ainda que seja um bom produto”, afirmou um dos accionistas ouvidos pela “Dow Jones Newswire”.
    “Claramente, a Nokia criou um produto que ninguém vai confundir com outro”, afirmou Michael Gartenberg da empresa Gartner, mas a Nokia precisa de “explicar aos consumidores por que razão, o que é diferente e o que é melhor”.
    A Nokia, que já foi líder no mercado dos telemóveis, tem, nos últimos tempos, perdido espaço no sector por causa dos smartphones dominados pelo sistema operacional da Google, Android, (com 64 por cento) e pelo iPhone da Apple (com 18,8 por cento), avançam os dados da Gartner para o segundo trimestre do ano.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump vai recorrer de decisão contra pedido de imunidade em caso eleitoral

    O ex-presidente dos EUA Donald Trump indicou, nesta quinta-feira, que irá recorrer da decisão de uma juíza dizendo que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema