Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Nigéria recebe empréstimo de mil milhões de dólares do Banco Africano de Desenvolvimento

    A Nigéria vai receber um empréstimo concessional de mil milhões de dólares do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para apoiar o financiamento do orçamento e melhorar a oferta de divisas, disse o ministro das Finanças, Olawale Edun, na segunda-feira.

    O empréstimo do BAD terá uma taxa de juro de 4,2% durante 25 anos com uma moratória de oito anos, disse Edun aos jornalistas após uma reunião de gabinete na capital, Abuja.

    O empréstimo de mil milhões de dólares do BAD é um fundo de apoio orçamental para reformas económicas em curso. Destina-se a apoiar programas governamentais… no sector energético, na inclusão social e nas reformas da política fiscal como uma iniciativa política sectorial global.

    O gabinete aprovou um limite de 2 trilhões de nairas para refinanciar dívidas governamentais caras e economizar nos custos do serviço da dívida, disse Edun. A Nigéria tem gasto a maior parte das suas receitas no serviço da dívida devido à baixa cobrança de impostos.

    “A visão é que haverá uma oportunidade de economizar cerca de 50 bilhões de nairas ou mais no serviço da dívida ao longo do tempo, devolvendo dívidas caras e refinanciando-as com financiamento mais barato”, disse o ministro das Finanças.

    O Presidente Bola Tinubu embarcou nas reformas mais ousadas da Nigéria em décadas, eliminando um subsídio popular mas dispendioso à gasolina e um sistema de taxas de câmbio múltiplas que mantinha a moeda artificialmente forte, restringindo o comércio e o crescimento.

    Tinubu está a tentar reconstruir a economia da Nigéria e atrair investidores para relançar o crescimento, que tem sido lento há quase uma década, enfrentar o elevado peso da dívida e reduzir a inflação de dois dígitos.

    Publicidade

    spot_img
    FonteReuters

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Dani Alves considerado culpado de violação de uma mulher numa discoteca em Espanha

    O futebolista brasileiro de 40 anos negou qualquer infração durante o julgamento de três dias que decorreu este mês....

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema