Quarta-feira, Setembro 27, 2023
27.9 C
Lisboa
More

    Níger pede ajuda para patrulhar fronteira com a Líbia

    Níger

    O filho de Gadhafi, Saadi encontra-se sob detenção domiciliária na capital, Niamey

    O Níger indicou necessitar de ajuda para fiscalizar a enorme fronteira norte com a Líbia devido ao facto de alguns elementos do antigo governo de Tripoli estarem a fugir para o sul, incluindo entre eles um dos filhos de Moammar Gadahfi.

    O Níger solicitou apoio para controlar mais de seis milhões de metros quadrados de deserto ao longo da fronteira com a Líbia.

    O ministro da Justiça Marou Amadou classificou a situação de explosiva uma vez que membros do deposto governo Gadhafi fogem aos combatentes do conselho interino da Líbia.

    Amadou refere que o Níger necessita de fiscalização aérea, e de boa informação. Adianta que isso custa muito dinheiro para uma nação pobre e endividada como o Níger, que sofre constantemente de crises alimentares.

    O antigo chefe da segurança de Gadhafi e um dos seus filhos, bem como pelo menos dois antigos generais, atravessaram a fronteira para o Níger no que o governo classifica de princípios humanitários.

    O filho de Gadhafi Saadi encontra-se sob detenção domiciliária na capital, Niamey.

    O Ministro da Justiça Amadou sustenta que os custos do aumento das patrulhas ao longo da fronteira norte estar a impedir concretização da agenda de desenvolvimento do novo governo civil do Níger. Ao mesmo tempo, o fluxo de armas através do Sahel pode desestabilizar ainda mais a região onde elementos próximos da al-Qaida já eram activos.

    Amadou sublinha que ainda antes dos confrontos na Líbia, a situação na fronteira já era difícil para o Níger. É conhecido que a al-Qaida no Magreb Islâmico opera através do Sahel desde a Mauritânia à Argélia, ao Níger e ao Mali.

    Amadou acrescenta que a segurança ainda se complica mais com o tráfego de drogas, os actos de banditismo, e sequestro numa área que o governo do Níger não consegue controlar.

     

    Paulo Oliveira | Washington

    Fonte: Voa News

    Foto: Reuters

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola recupera 36 peças de arte em leilão realizado em Portugal

    As peças, que faziam parte da colecção privada de artes do português Elísio Romariz dos Santos Silva, foram leiloadas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema