Sexta-feira, Março 1, 2024
11.7 C
Lisboa
More

    Netanyahu cogita fornecer ajuda militar à Ucrania e atuar como mediador

    O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que está considerando a possibilidade de fornecer ajuda militar à Ucrânia e atuar como mediador no conflito do país com a Rússia, depois que o governo dos Estados Unidos pediu um compromisso mais ativo.

    Netanyahu não assumiu compromissos formais com a Ucrânia e Israel mantém a relação com a Rússia, que controla o espaço aéreo na vizinha Síria e ignorou os os ataques israelenses contra alvos do Irã.

    Mas em uma entrevista ao canal americano CNN, Netanyahu disse que está “considerando” fornecer assistência à Ucrânia e comentou que os Estados Unidos “pegaram grande parte das munições israelenses e a entregaram à Ucrânia”.

    “Israel também, francamente, atua de maneiras que não vou detalhar aqui contra a produção de armas do Irã, que são usadas contra a Ucrânia”, disse.

    Netanyahu destacou que tem vontade de atuar como mediador, caso receba um pedido da Ucrânia e da Rússia, além dos Estados Unidos.

    “Estou por aqui há tempo suficiente para saber que deve existir um momento certo e as circunstâncias certas. Se surgirem, com certeza vou considerar””, disse.

    O ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, afirmou ao secretário de Estado americano, Antony Blinken, que viajaria à Ucrânia para reabrir a embaixada do país.

    Naftali Bennett, antecessor de Netanyahu, fez uma visita surpresa em março do ano passado a Moscou para uma reunião com o presidente russo Vladimir Putin. Bennett conseguiu transmitir mensagens a Putin do presidente ucraniano Volodimir Zelensky, mas não conseguiu estabelecer negociações diretas.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAFP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Índia e África do Sul bloqueiam acordo de investimento nas negociações da OMC

    A Índia e a África do Sul apresentaram uma objeção formal contra um acordo de investimento na reunião...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema