Segunda-feira, Julho 15, 2024
23.1 C
Lisboa
More

    NASA inicia nova missão a Júpiter

    A NASA (Agência Espacial Americana) prepara-se para mais uma aventura, não-tripulada, às profundezas do espaço.
    Se tudo correr bem, a partir do próximo dia 5 a nave espacial Juno será lançada com destino a Júpiter, o maior dos planetas do Sistema Solar. Gerida pelo JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da NASA, em parceria com o Southwest Research Institute, em San Antonio (Texas), a missão faz parte de uma categoria de custo considerado intermediário denominada New Frontiers. É o segundo projecto do tipo, com um custo estimado em 1,1 mil milhões de dólares (incluindo as operações nos cinco anos).
    A primeira nave desta classe foi a sonda New Horizons, lançada em 2006, e actualmente a caminho do planeta-anão Plutão, depois de ter sobrevoado Júpiter.
    A expectativa é que o projecto possa esclarecer alguns mistérios deixados pelas missões anteriores, Embora os cientistas compreendam, em linhas gerais, como se forma um planeta, há detalhes importantes que ainda escapam pelos dedos. As teorias mais aceites têm dificuldade em explicar como os planetas gigantes gasosos, como Júpiter, se formaram antes que a radiação emitida pela estrela-mãe acabasse por “varrer” todo o gás circundante disponível.
    Também há dúvidas se os planetas gigantes nascem pelo mesmo processo que os rochosos (como a Terra). Esses planetas surgem com a aglutinação de pedaços de rocha (e gelo, no caso daqueles mais distantes do Sol) para a formação do núcleo, antes que um invólucro gasoso possa ser captado, por gravidade, pelo astro nascente. Com os seus instrumentos, a Juno vai perscrutar o interior de Júpiter em busca de um núcleo gélido e do oxigénio (proveniente originalmente do gelo) que deve haver na sua composição.
    “Contribuiremos para o entendimento da formação de planetas gigantes como Júpiter, e as medições feitas pela Juno vão identificar quais as teorias mais compatíveis com a realidade”, disse Scott Bolton, pesquisador do Southwest Research Institute e cientista-chefe da missão.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema