Sexta-feira, Março 1, 2024
15.2 C
Lisboa
More

    Namíbia quer comprar energia de Angola

    A República da Namíbia tem interesse em importar a energia eléctrica de Angola, pelo facto da sua produção ser em pequena escala, manifestou o presidente da Comissão Parlamentar de Economia e Administração Pública daquele país vizinho, Hon Natangue Ithete.

    Dados recentes, apontam que Angola faz parte do top 10 do ranking mundial dos países que mais contribuíram na geração de energia a partir de hidroeléctricas, resultado dos investimentos feitos no Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca, nos últimos oito anos.

    Em termos de produção de energia eléctrica, afirmou o responsável namibiano, Angola está muito próximo de atingir os sete mil megawatts, daí o interesse da Namíbia, que acredita em estabelecer uma pareceria para importar a electricidade de Angola.

    Hon Natangue Ithete disse que concordam em trabalhar juntos e, também, fortalecer as trocas comerciais com os países vizinhos, tendo em conta que serão menos onerosas, e facilitará todas as trocas comerciais.

    “É necessário fortalecer cada vez mais as relações entre os dois países”, declarou o dirigente, realçando que os povos de Angola e da Namíbia têm uma longa história.

    Na ocasião, informou que as trocas comerciais entre os dois países estão muito a quem da realidade, entretanto, pretendem, com o referido encontro, fortalecer e aproveitar do potencial existente entre as partes.

    Referiu que Angola pode intensificar as importações de carne de vaca, o que pode diminuir as despesas de importação tendo em conta a proximidade geográfica.

    Convidou os angolanos a irem à Namíbia e investirem lá, criando assim parcerias bilaterais que engrandecem as duas economias.

    Durante o encontro de trabalho entre as duas delegações, sendo a de Angola chefiada pelo secretário de Estado para Indústria, Ivan do Prado, foram discutidos temas ligados ao plano estratégico para a participação local no programa de desenvolvimento industrial de Angola.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Juiza coloca “Man Gena” em prisão preventiva em audiência com enorme aparato policial

    O ativista angolano Gerson Eugénio Quintas "Man Gena", deportado de Moçambique para Angola, vai continuar em prisão preventiva até...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema