Terça-feira, Maio 28, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Namibe: Ministro da Educação considera Namibe como província moderna no sistema de aprendizagem

    Pinda Simão, Ministro da Educação (Foto: Antonio Escrivao)
    Pinda Simão, Ministro da Educação (Foto: Antonio Escrivao)

    Namibe – O ministro da Educação, Pinda Simão, caracterizou Namibe como a província moderna no sistema de aprendizagem, sobretudo nos primeiros anos de escolarização (1ª e 2ª classe).

    Falando no final da sua visita de três dias a província, o governante reconheceu que Namibe tem apresentado resultados satisfatórios e deste modo é considerado como moderna em termos de ensino.

    O ministro fez saber que a cidade do Namibe tem sido ponto de partida de ensaios de vários sistemas do ensino, cuja experiência tem sido exemplo para todo país.

    “ Vamos melhorar a qualidade do ensino com a introdução de alguns sistemas, porque os trabalhos que têm sido feitos mostram que o desempenho dos professores está ligado ao nível de aprendizagem”, disse.

    Defendeu a necessidade de se investir bastante na formação inicial contínua dos professores para que alcancem melhor intervenção durante o processo de ensino e aprendizagem,

    Afirmou que durante a sua estada avaliou o projecto de implementação da ciência pedagógica em todas as instituições do II ciclo, da “carta escolar” desenvolvido na província do Namibe e aproveitamento do rendimento do ano lectivo.

    Realçou que o projecto da Zona de Influencia Pedagógica (ZIP) em curso pela primeira vez na província do Namibe está a ser exitoso, mostrando assim resultados desejados em alguns alunos, onde o sistema educativo também teve valias, com base na implementação do projecto “carta escolar”.

    Pinda Simão assegurou que em 2014 será implementado o plano estratégico que irá adequar a capacidade formativa de quadros de modo a que haja um equilíbrio em termos de oferta e à procura, uma vez que o sector tem formado vários professores mais nem sempre todos acabam por darem aulas.

    Ao longo da visita a esta província,Pinda Simão inteirou-se do funcionamento das instituições de ensino do primeiro ao segundo ciclo localizadas na sede da província e município da Bibala.

    Procedeu ao lançamento do projecto “carta escolar” e avaliou o nível de implementação do projecto da Zona de Influencia Pedagógica(ZIP) de que a província é pioneira. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Palestinianos acusam Israel de “massacre” em ataques a deslocados em Rafah

    De acordo com as autoridades do Hamas, pelo menos 45 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no bombardeamento israelita...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema