Sábado, Maio 25, 2024
13 C
Lisboa
More

    Músico Filipe Mukenga defende formação de músicos

    Luanda – O cantor angolano Filipe Mukenga defendeu hoje, em Luanda, a formação dos músicos para se acabar definitivamente com o empirismo reinante entre os criadores musicais.

    O músico Filipe Mukenga (Foto: Cedida pelo autor)
    O músico Filipe Mukenga (Foto: Cedida pelo autor)

    Em entrevista à Angop, o artista, de seu nome verdadeiro Francisco Filipe da Conceição Gumbe, afirmou ser “imperioso” que surjam escolas de música em todo o país para se acabar “definitivamente” com o empirismo entre os criadores musicais.

    O compositor, intérprete, instrumentista e letrista diz que a música angolana vive um “bom” momento, se se tiver em conta que na sua generalidade os músicos nacionais exibem conhecimentos empíricos.

    Segundo o entrevistado, a música angolana pode dar “saltos muito significativos” a partir do momento em que os criadores começarem a aprender a ler e a escrever, a saber de composição, de harmonia, de solfejo, de história da música e, com isso, começarem a aparecer orquestras.

    Paralelamente – acrescentou – há a necessidade de surgimento de engenheiros de som para montagem de espectáculos ao ar livre, para gravação em estúdios, surgimento de salas de espectáculos, empresas de agenciamento de artistas, bem como empresas que actuem na área da luminotecnia.

    Na entrevista, Filipe Mukenga reconhece que Angola tem apresentado, nos últimos tempos, muito bons valores no campo musical. “O que é agora necessário é que esses valores ou talentos se interessem em estudar música, para elevarmos a qualidade da nossa produção musical”, reforça.

    Quanto ao mecenato, Mukenga considera que irá beneficiar a cultura e os artistas “que se vêm a braços com a falta de financiamentos para a concretização dos seus projectos culturais”. (

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema