Quarta-feira, Setembro 27, 2023
27.9 C
Lisboa
More

    Músicas seleccionadas do compositor

    Paulino Pinheiro foi homenageado, pela importância do conjunto da sua obra, no dia 29 de Junho de 2003, no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, na 15ª edição sessão do Caldo do Poeira, um programa de homenagem aos cantores, compositores e bandas musicais, que fizeram história, realizado pela Rádio Nacional de Angola.
    As canções seleccionadas, a maior parte das quais gravadas na época colonial, fazem parte do espólio musical do cantor, e abordam, fundamentalmente, a conflitualidade social e amorosa, e, na última fase da carreira do cantor, questões de natureza política.
    Belita Mana é uma canção de amor que retrata, a beleza da mulher.
    Pachanga da Juventude género musical da América Latina. O “pachanga” foi muito dançado na época da juventude do cantor. Nesta canção o compositor convida a sua amada, a dançar um frenético “pachanga”, numa farra do musseque luandense.
    Kia sabalo – No sábado fui à praia, diz a canção, surgiu o Mano Chico que me entregou uma carta de amor. Na missiva, uma jovem revelava o seu amor pelo cantor, um amor que não foi correspondido.
    Muana ndumba é uma canção que fala de um homem que, depois de casado, maltrata a mulher amada.
    Oh MPLA nkangu Angola. A canção, escrita de forma simples, com uma mensagem directa, introduziu o cantor, no universo da canção política.

    Cherie na Ngai é um tema onde o compositor revela, mais uma vez, o seu lado amoroso, e sentimental.
    Jingongo fala do cumprimento do serviço militar.
    Kileke mfuilu é uma canção introspectiva, um pensamento e uma crença na ressurreição. No dia em que morreu a mãe do cantor, muita gente cantava hinos, e canções de tristeza, mas ele acreditava na ressurreição da sua mãe.
    Desforra do “Merengue Rebita”. Depois do sucesso comercial da canção “Merengue Rebita”, Paulino Pinheiro foi convidado a gravar, em lingala, o “Desforra do Merengue Rebita”. É a célebre canção em que o compositor diz ser poliglota.
    Rumba rubrica é uma das canções mais bem escritas de Paulino Pinheiro, em língua portuguesa.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola recupera 36 peças de arte em leilão realizado em Portugal

    As peças, que faziam parte da colecção privada de artes do português Elísio Romariz dos Santos Silva, foram leiloadas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema