O Governo Provincial de Malange vai construir este ano 168 escolas do 1º e 2º ciclo em vários municípios, anunciou ontem o director da Educação.
Segundo Gabriel Boaventura, a construção dos estabelecimentos de ensino enquadra-se no programa do governo que visa a inserção de mais crianças no sistema educativo, uma acção que faz parte do Programa de Investimento Público. Gabriel Boaventura precisou que o sector da Educação vai contactar as administrações municipais no sentido de as futuras escolas incluírem uma residência para acomodar os professores.
“Estamos a trabalhar em todas as componentes, de modo a criar as condições que permitam a fácil inserção do professor na localidade”, afirmou. Gabriel Boaventura esclareceu que o Ministério da Educação está a tomar algumas medidas para incentivar os professores a ensinar nas zonas rurais. “Quando nos apercebermos que um professor abandonou a sua área de jurisdição, tomamos medidas administrativas e disciplinares para que o professor regresse e retome o seu trabalho”, frisou.
O responsável revelou que a direcção da Educação criou um projecto de nivelamento académico dos professores que funcionam nas zonas rurais, que teve início nos municípios de Malange, Caculama, Quela, Kambundi-Katembo e Kunda-dia-Base. Este projecto visa fazer o levantamento de professores com nível de escolaridade abaixo da 9ª classe.
Fonte: Jornal de Angola