Terça-feira, Maio 21, 2024
20.1 C
Lisboa
More

    Mulheres em idade fértil devem completar as doses do tétano para imediata imunização

    Luanda – A vice-ministra da Saúde, Evelize Frestas, disse hoje, em Luanda, que somente garantindo que todas as mulheres grávidas e em idade fértil recebam duas a cinco doses de vacina antitetânica para uma imediata imunização, se pode prevenir a doença e contribuir para a redução da mortalidade neonatal que representa 30 porcento da mortalidade infantil no país.
    Evelize Frestas falava no acto de abertura do encontro informal com especialistas do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde, e do Unicef, sob o lema Jornalistas unidas para a eliminação do tétano em Angola”.
    Segundo a vice-minstra, o tétano, que afecta o recém-nascido, também conhecido por tétano neonatal, é uma grande preocupação na saúde pública que se desenvolve normalmente durante a primeira e segunda semana de vida e é fatal em 70 a 90 porcento dos casos.
    Referiu que a doença é mais comum entre crianças nascidas em ambientes sem higiene adequada para partos e é causada por uma bactéria que pode se desenvolver quando o cordão umbilical é cortado com uma faca suja ou fica em contacto com algum objecto infectado.
    De acordo a responsável, apesar de se registar com sucesso a redução da mortalidade materno infantil, o tétano neonatal ainda constitui uma das principais causas da mortalidade neonatal com a letalidade de cerca de 100 porcento.
    Adiantou que a eliminação do tétano materno e neonatal representa uma das prioridades do executivo traçada para o ano de 2012, que vai permitir o alcance da 4ª meta do desenvolvimento do milénio que é a redução da mortalidade materno e infantil.
    Salientou que o Ministério da Saúde realiza actividades de alto impacto que visam expandir a cobertura de intervenções em prol da saúde da mulher e da criança evidenciando a redução da mortalidade materna e infantil.
    “Estes ganhos são frutos da municipalização dos serviços de saúde, que permitiu a melhoria da rede de saúde, tornando fácil o acesso da população aos serviços de saúde”, concluiu.
    Para a consolidação dos ganhos, o Minsa decidiu realizar mais uma campanha de vacinação contra o tétano que levar-se-á a cabo em todo país no período de 15 a 24 de Junho de 2012.
    Fonte: ANGOP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema