Quinta-feira, Junho 13, 2024
23.9 C
Lisboa
More

    Mulheres e crianças são vítimas dos conflitos que assolam África

    Noventa por cento das mortes resultantes dos conflitos armados nos últimos anos em África são de civis e oitenta 80 por cento destes são mulheres e crianças, revelou um documento da Associação para o Desenvolvimento da Educação em África (ADEA).
    O relatório, produzido no quadro de uma Mesa Redonda sobre “Educação, Paz e Desenvolvimento” que decorre desde terça-feira em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), indica que, nos últimos dez anos, dois milhões de mulheres e adolescentes foram mortas em conflitos armados ou outras situações de violência.
    Cerca do dobro deste número, prossegue o documento, “ficaram gravemente feridas ou incapacitadas para toda a vida e milhões foram obrigados a assistir ou a participar em actos horríveis de violência, ao passo que as pessoas que sobreviveram ficaram vulneráveis, abandonadas e expostas ao serviço militar”.  O comunicado cita dados  do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados sobre a situação em África, que demonstram que os conflitos  “separaram milhões de crianças dos lares e desintegraram famílias e comunidades, deixando-as expostas à exploração sexual e ao tráfico de seres humanos”. Estes horrores, indica, “são exacerbados pelas limitadas ou inexistentes oportunidades de educação, que deixam os adolescentes amedrontados, desgastados e frustrados pela vida”.
    O documento refere que o impacto dos conflitos   “passa pelo reconhecimento do papel que a educação desempenha  na sociedade”.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Jerry West, o “logotipo” da NBA morre aos 86 anos

    A antiga estrela do basquetebol americano e três vezes selecionado para o Hall da Fama Jerry West e cuja...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema