Domingo, Dezembro 3, 2023
8.7 C
Lisboa
More

    Morreu o pintor e escultor americano Jack Whitten

    O pintor e escultor americano Jack Whitten morreu aos 78 anos – informaram no domingo (21) sua galeria e o Museu de Arte de Baltimore, que em breve dedicará a ele uma exposição no Metropolitan Museum of Art de Nova York.

    O artista viveu uma evolução constante ao longo de suas cinco décadas de carreira, passando do figurativo ao abstrato e pela pintura e a escultura.

    Nascido em Bessemer (Alabama), em 5 de dezembro de 1939, cresceu no sul segregacionista dos Estados Unidos, onde militou ativamente pelos direitos civis.

    Em 1960, mudou-se para Nova York. Depois de iniciar seus passos na arte figurativa para se aprofundar na situação da comunidade negra no país, recebeu reconhecimento do mundo da arte.

    Determinado a se superar continuamente e a levar sua arte ao limite, aposentou o seu pincel para experimentar objetos.

    “Com uma carreira de cerca de 50 anos, Jack Whitten continua a criar obras que não se parecem em nada”, escreveu Holland Cotter, do jornal The New York Times, em 2013.

    Com a escultura, o artista também experimentou o apetite por descobrir coisas, misturando materiais e influências, principalmente africanas.

    Uma exposição dedicada exclusivamente a ele será inaugurada em 22 de abril próximo, em Baltimore, e fica aberta até 29 de julho.

    De 6 de setembro a 2 de dezembro, ele estará no Met Breuer, o espaço do Metropolitan Museum of Art dedicado à arte contemporânea.

    Marc Payor, sócio e vice-presidente da Hauser & Wirth, a galeria de Jack Whitten, disse à AFP que ele era “um homem extraordinário, um artista com infinita criatividade e honestidade”. (Reuters)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Israel reforça ataques depois das tréguas

    Os residentes de Khan Younis, no sul da faixa de Gaza, sofreram este sábado o mais pesado bombardeamento desde...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema