Segunda-feira, Maio 20, 2024
13.9 C
Lisboa
More

    Morreu ex-primeira dama dos EUA

    A ex-primeira-dama dos Estados Unidos da América (EUA), Betty Ford, morreu sexta-feira à noite aos 93 anos. Ela foi casada com Gerald Ford, que entrou na Casa Branca após a renúncia de Richard Nixon em consequência do escândalo conhecido como Watergate.
    Gerald Ford faleceu em 2006, também aos 93 anos. Betty Ford ficou conhecida nos EUA não só como primeira-dama, mas pelo seu trabalho de apoio aos dependentes de drogas e álcool, a partir da sua própria experiência.
    “Durante a sua vida longa e activa, ela distinguiu-se pela sua coragem e compaixão. Como primeira-dama dos Estados Unidos, foi uma poderosa defensora da saúde e dos direitos da mulher”, disse o presidente Barack Obama, em nota de condolências.
    Betty Ford desenvolveu um importante trabalho de ajuda aos dependentes de drogas e álcool e de alerta ao cancro da mama, ao partilhar publicamente a sua própria experiência com o tratamento do cancro da mama e da sua dependência de drogas prescritas e álcool.  Em 1982, criou em Rancho Mirage, na Califórnia, um centro de reabilitação de dependentes de drogas e álcool, onde celebridades como Elizabeth Taylor, Johnny Cash e, recentemente, a actriz Lindsay Lohan, se trataram entre mais de outras 90 mil pessoas.
    Segundo a porta-voz da família, Barbara Lewandrowski, Betty Ford morreu no Centro Médico de Eisenhower, em Rancho Mirage, mas nenhum outro detalhe foi revelado. Betty Ford era “uma inspiração”, em particular pelo centro de tratamento de toxicodependentes que ela tutelava, disse outra ex-primera-dama, Nancy Reagan, ao lamentar o falecimento.
    “Ela foi a fortaleza do presidente americano Gerald Ford durante dias muito difíceis da história do nosso país e eu admiro a sua coragem ao enfrentar e compartilhar a sua luta pessoal com todos nós”, disse Nancy Reagan num comunicado de condolências.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema