Sábado, Abril 20, 2024
20 C
Lisboa
More

    Morre ‘Pepe, o missionário’, a tartaruga mais querida de Galápagos

    (Foto de Ecuadorean Ministry of Environment / HO/AFP/Arquivos)
    (Foto de Ecuadorean Ministry of Environment / HO/AFP/Arquivos)

    “Pepe, o missionário”, a tartaruga gigante mais querida das ilhas equatorianas de Galápagos, no Pacífico, morreu na quinta-feira por causas naturais – informou nesta sexta o diretor de Ecossistemas do Parque, Víctor Carrión.

    O quelónio, que vivia protegido na ilha San Cristóbal e tinha em torno de 60 anos, teve “falência de vários órgãos”, o que levou à sua morte, disse Carrión à AFP, acrescentando que Pepe também sofria de sobrepeso.

    Há pelo menos dois anos, Pepe começou a apresentar “problemas para comer”, ficando por longos períodos sem ingerir alimentos.

    “O desaparecimento da tartaruga Pepe não deixa sua espécie (‘Chelonoidis becki’) em perigo”, escreveu o diretor do Parque Nacional Galápagos (PNG), Arturo Izurieta, em sua conta no Twitter.

    Em Junho de 2012, “George, o solitário”, a última tartaruga gigante de sua espécie a habitar Galápagos, também morreu de causas naturais, após tentativas frustradas para que se reproduzisse.

    George, com idade estimada em mais de 100 anos, tornou-se símbolo da conservação animal. Ele era o único sobrevivente da espécie “Chelonoidis abigdoni”, originário da ilha Pinta, onde foi encontrado em 1972.

    As ilhas Galápagos foram declaradas Património Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) há três décadas.

    A região ainda abriga 11 espécies de tartarugas gigantes, depois do desaparecimento das espécies das ilhas Fernandina (“Chelonoidis fhantastica”) e Santa Fé (“Chelonoidis spp”). (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Terminam audiências de julgamento por escândalo ‘Panama Papers’

    As audiências do julgamento por suposta lavagem de dinheiro contra os fundadores do extinto escritório de advocacia panamenho Mossack...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema