Sábado, Março 2, 2024
13.7 C
Lisboa
More

    Moody’s corta nota da Nokia para um nível acima de “lixo”

    Mais de um ano após ter adoptado uma nova estratégia, a gigante finlandesa não está a convencer investidores e analistas. Agora, a agência Moody’s cortou a nota da dívida da Nokia para um nível acima de “lixo”.

    A nota Baa3 é uma descida de um nível face à classificação anterior. A Moody’s colocou também a Nokia em perspectiva negativa.

    O corte foi justificado pelo anúncio feito pela multinacional na semana passada, no qual esta deu conta de uma queda na venda de telemóveis de 16% no primeiro semestre de 2012 face ao mesmo semestre do ano passado, o que significou menos 35% de receitas.

    Para além disto, observou a agência, a transição, no segmento dos smartphones, do sistema Symbian para os aparelhos Lumia (que estão equipados com Windows Phone) está a mostrar-se mais difícil “do que o previsto, dado que as vendas dos dispositivos com Symbian estão a cair muito rapidamente, enquanto as vendas dos Lumia estão a subir vagarosamente”.

    Os problemas apontados pela agência são precisamente aqueles que levaram o CEO da Nokia, Stephen Elop, a comparar, no ano passado, a empresa a uma plataforma em chamas no meio do oceano: por um lado, a Nokia enfrenta competição dura nos telemóveis de baixa gama por parte de fabricantes asiáticos que produzem dispositivos de baixo custo, como a ZTE; por outro, não tem uma presença forte no segmento dos smartphones.

    A nota agora dada pela Moody’s está no mesmo patamar que as outras duas grandes agências de notação, a Fitch e a Standard&Poors, já tinham atribuído. As acções da Nokia têm estado em queda abrupta desde terça-feira, dia 10, tanto na Bolsa de Nova Iorque, como na Bolsa de Estocolmo.

    Uma descida para “lixo” poderá acontecer, refere a Moody’s, se os telemóveis Lumia falharem em atrair a atenção dos consumidores, se as margens operacionais no negócio dos serviços e dispositivos caírem para patamares abaixo dos 3% negativos que a empresa registou ou se o gasto de dinheiro continuar “num nível elevado”, sem que seja reduzido nos próximos trimestres.

    Apesar das dificuldades, a Nokia tem liquidez, algo que foi sublinhado pela multinacional na reacção ao corte. Numa nota, o responsável financeiro da empresa, Timo Ihamuotila, adiantou ainda que a empresa está a “agir rapidamente” para diminuir despesas operacionais.

    Foi em Fevereiro do ano passado que a Nokia decidiu adoptar o Windows Phone como sistema operativo para os telemóveis e com a esperança de ajudar ao aparecimento de uma terceira plataforma, alternativa ao iPhone e aos Android.

    Embora o sistema operativo da Microsoft já estivesse a ser usado por outros fabricantes, os telemóveis Lumia, que começaram a ser lançados no final do ano passado, conseguiram captar atenções para o Windows Phone – na imprensa especializada, é frequente as críticas aos aparelhos serem acompanhadas de observações sobre o sistema operativo, ainda que este seja igual ao usado pelos outros fabricantes.

    A Nokia tem agora no mercado quatro modelos Lumia. O Lumia 610 é a aposta da Nokia para a entrada de gama no segmento dos smartphones, embora tenha um preço superior ao dos telemóveis Android mais baratos. O 800 e o 900 são aparelhos topo de gama e num nível intermédio está o Lumia 710.

    Em Portugal, estão já à venda o 710 e o 800. O 610 e o 900 deverão chegar no próximo mês e surgem listados no site da Fnac a preços de 280 euros e 600 euros, respectivamente.
    Fonte: O PUBLICO

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema