O Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM) vai empregar este mês nas províncias da Huíla, Namibe e do Kuando Kubango 700 jovens, no âmbito do reforço do seu quadro de pessoal, tendo em vista a retoma da circulação do comboio comercial em Agosto próximo.
A informação foi prestada, no Lubango, pelo presidente do conselho de administração da empresa pública, Daniel Quipaxe, durante uma conferência de imprensa.
Afirmou que estes novos trabalhadores vão potenciar os serviços a serem disponibilizados assim que retomar a circulação do comboio no traçado ferroviário de 906 quilómetros.
Para o efeito, sustentou, será lançado dentro de dias um concurso público para o recrutamento destes jovens que vão beneficiar de formação para diversas áreas da empresa.
Afirmou que a circulação do comboio vai alavancar o desenvolvimento económico da região, porquanto prevê-se transportar muita carga e proporcionar empregos aos jovens.
Daniel Quipaxe assegurou, deste modo, que com o recurso humano disponível dará oportunidade de se estabelecer também um convénio para a transportação de mineiro de ferro e outros recursos explorados na região para o Porto do Namibe.
Actualmente o CFM controla mil e 232 trabalhadores.
FONTE: Angop