Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
12.1 C
Lisboa
More

    Moçambique: Sector mineiro vai valer 530 milhões de euros em 2017

    (D.R)
    (D.R)

    O sector mineiro em Moçambique vai valer cerca de 530 milhões de euros em 2017, apresentando o mais rápido crescimento do mundo nesta área apesar das dificuldades estruturais e da insegurança actual, estima a Fast Market Research.

    De acordo com a consultora norte-americana, especializada em pesquisa de mercado, análise e informações empresariais, o crescimento do valor do sector terá passado de 190 milhões de euros, em 2012, para 530 milhões dentro de três anos, fruto de mais investimentos nas “consideráveis” reservas de carvão e no ambiente empresarial “relativamente forte”, que fará o peso deste sector no PIB passar de 1,8% para 2,9%.

    De acordo com o relatório, o sector mineiro deve expandir-se enormemente nos próximos anos, fazendo com que a exportação de carvão, principalmente para a China e para a Índia, faça do país um dos maiores exportadores mundiais deste minério.

    Apesar de não impedir o crescimento, as deficientes infra-estruturas são uma preocupação para os consultores: “A incapacidade de resolver a infra-estrutura deficiente é o maior risco na nossa análise da economia de Moçambique”, lê-se no relatório, que indica também que as fracas infra-estruturas ferroviárias e rodoviárias, em particular, são um risco porque dificultam a chegada das riquezas naturais do país aos mercados internacionais, “o que pode ter um impacto negativo na nossa convicção de que as exportações serão um dos principais alicerces para o crescimento [económico] nos próximos anos”.

    Os consultores norte-americanos da Fast Market Research consideram, no que diz respeito ao conflito entre o Governo e a Renamo, que o regresso à guerra civil é “improvável”, mas sublinham que “os últimos desenvolvimentos aumentam a possibilidade de haver mais incidentes violentos entre as duas partes, o que irá perturbar a actividade económica e prejudicar a percepção que os investidores têm do país”. (sol.sapo.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e China exploram novas opções de alívio da dívida para os países em desenvolvimento

    Os Estados Unidos e a China estão a discutir novas medidas para evitar uma onda de incumprimentos soberanos nos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema