Sábado, Maio 25, 2024
13 C
Lisboa
More

    Moçambique: “País avançou muito, mas ainda enfrenta longo caminho contra pobreza”

    O presidente moçambicano, Armando Guebuza, congratulou-se hoje com “os sucessos” que o país alcançou em 37 anos de independência, mas reconheceu que há ainda um longo caminho a percorrer para a eliminação da pobreza.

    Armando Guebuza saudou o povo moçambicano por ocasião do 37.º aniversário da Independência Nacional, que se assinala hoje, em declarações aos jornalistas, momentos após prestar homenagem aos combatentes da luta anticolonial na Praça dos Heróis em Maputo.

    “Em 37 anos de independência, conseguimos muito. Nós, moçambicanos, provámos que somos adultos e que sabemos o que queremos, somos capazes de fazer face com sucesso aos desafios”, realçou o chefe de Estado moçambicano.

    Apesar dos avanços que a nação alcançou, afirmou Armando Guebuza, o país ainda se debate com níveis elevados de pobreza, situação que, disse, exige muito trabalho.

    “O nosso desafio imediato é a pobreza, que, apesar de estar a ser vencida, ainda nos colocou um longo caminho a percorrer”, enfatizou o presidente moçambicano.

    Armando Guebuza apelou à população moçambicana para ser paciente em relação aos benefícios dos recursos naturais que o país está a descobrir, frisando que essa riqueza não deve ser fator de divisão, mas de unidade.

    “Todos nós temos que trabalhar no sentido de valorizar o que está a ser conquistado, não como um fim, mas como um meio para a nossa unidade e não para a nossa divisão”, salientou o presidente moçambicano.

    O 37.º aniversário da independência de Moçambique coincide com o 50.º aniversário da fundação da Frelimo, partido que proclamou a independência do país a 25 de junho de 1975 e que governa o país ininterruptamente desde esse ano.

    FONTE: Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema