Domingo, Junho 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Moçambique: Líder da Renamo dispensa protecção da polícia moçambicana

    Maputo – O líder da Renamo, principal partido de oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, anunciou ter prescindido da segurança que lhe era garantida pela polícia moçambicana, passando a usar a escolta dos homens armados do movimento.

    LÍDER DA RENAMO, AFONSO DHLAKAMA (D.R)
    LÍDER DA RENAMO, AFONSO DHLAKAMA (D.R)

    “Não preciso mais. (Filipe) Nyusi (Presidente da República) que fique com a polícia dele, com FADM (Forças Armadas de Defesa de Moçambique) dele”, afirmou o presidente da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), em declarações citadas nesta quarta-feira pela imprensa, na província de Tete, centro do país.

    Afonso Dhlakama adiantou que, doravante, a sua protecção será assegurada por membros do braço armado da Renamo. “Eu tenho os meus homens, mais fortes de Moçambique”, disse.

    Na qualidade de líder da oposição, Dhlakama tem direito à protecção das Forças de Defesa e Segurança moçambicanas, que vinham fazendo esse trabalho conjuntamente com membros do braço militar da Renamo.

    A Renamo sempre manteve operacional um efectivo de antigos guerrilheiros, mesmo depois do Acordo Geral da Paz, em 1992, que preconizava essa situação para garantir a segurança dos dirigentes do movimento.

    A chamada “força residual da Renamo”, reforçada pela convocação de antigos guerrilheiros, que haviam sido desmobilizados em 1992, envolveu-se, entre 2013 e 2014, em confrontos com as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas, no âmbito da tensão política que prevalece no país.

    A Renamo tem recusado a desarmamento da sua força, exigindo a partilha com a Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) de postos de comando no exército e na política moçambicana. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema