Sexta-feira, Dezembro 1, 2023
10.8 C
Lisboa
More

    Moçambique: Jornalista agredido por segurança de Filipe Nyusi

    O jornalista desportivo Alfredo Júnior do jornal online Lance MZ foi agredido pelo segurança do Presidente moçambicano. A agressão ocorreu no final do jogo que no sábado opôs Moçambique ao Benim, quando o jornalista colocou uma questão a Filipe Nyusi.

    De acordo com o testemunho do jornalista do site desportivo online MZ, a agressão ocorreu durante a conferência de imprensa, no final do jogo que opôs Moçambique ao Benim, este sábado.

    Alfredo Júnior colocou uma questão ao chefe de Estado, ao mesmo tempo em que filmava com o telemóvel a resposta, a captação da imagem não agradou ao segurança de Filipe Nyusi que arrastou o repórter do local, acabando por destruir o material de reportagem.

    O Presidente moçambicano desculpou-se e explicou que a agressão resultou de um momento de “euforia”, com a qualificou a selecção dos Mambas para o CAN 2024.

    “Esse é o sinal de um país que está de jejum há muitos anos , mais de uma dezena ! Então as emoções são enormes e essas têm que ser compreendidas e entendidas”, argumentou.

    O Presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos, Luís Bitone, já veio condenar a proibição da captação da imagem do Presidente com recurso ao telemóvel referindo que esta acção deve ser legislada.

    “O que nós estamos a chamar atenção é que o Estado não pode estar alheio ao desenvolvimento tecnológico”, notou.

    Várias são as organizações da sociedade civil moçambicanas, como o CDD, e de defesa da classe jornalística, como o MISA – Moçambique, que criticaram a postura da segurança do Presidente da República, sublinhando que mais do que um pedido de desculpas, o jornalista deve ser ressarcido pelos danos causados ao seu material de trabalho.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    São Tomé e Príncipe organiza quinto recenseamento até 2025

    Para este quinto recenseamento, foram introduzidas algumas inovações sobretudo na vertente na actualização de dados censitários. Cerca de 600...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema